Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Franquia de hambúrguer usa touchscreen para cliente criar lanche na hora

  • de Redação
  • 9 anos atrás

O engenheiro Rodrigo Malca da Costa, 27, diz que sempre gostou de hambúrgueres e foi consumidor de fast-food. No entanto, ficava irritado com os cardápios das redes das praças de alimentação porque os considerava “engessados”, ou seja, sempre com as mesmas opções de sanduíches.

Por isso, em 2012, ele criou a primeira loja do Youburger, em Resende (RJ), e passou a oferecer quatro opções de carne − bovina, picanha, frango e filé suíço − e 35 acompanhamentos. A franquia começou a ser comercializada um ano depois.

A rede não possui um cardápio pronto, ou seja, o cliente cria o seu lanche na hora em uma tela touchscreen. “Ao final da operação, ele pode deixar o sanduíche cadastrado para pedir outra vez em qualquer loja da rede.” Ao concluir a montagem, é só seguir para o caixa, pagar e pegar o lanche.

Atualmente, a rede tem seis lojas, todas no Rio de Janeiro. Uma delas é própria. No ano passado, a franquia faturou R$ 4,32 milhões . O empresário não revela o lucro.

Para este ano, a previsão é que a rede totalize 20 lojas e atinja um faturamento de R$ 8 milhões. Inicialmente a expansão será concentrada apenas na região sudeste do país.

O sanduíche mais barato já vendido nas lojas foi um pão com hambúrguer (R$ 4) e o mais caro foi um com 10 ingredientes (R$ 18).

Entre os acompanhamentos, estão: ovo, bacon, peito de peru, alface, tomate e queijos cheddar, mozarela e prato. Os molhos são barbecue, apimentado, rosé e da casa.

Para abrir uma unidade da rede, o investimento é a partir de R$ 250 mil. O faturamento médio mensal é de R$ 60 mil e o lucro médio mensal é de R$ 12 mil (20% do valor do faturamento). O prazo de retorno é de 24 meses.

Uso de tecnologia pode inibir clientes

Para Antonio Volante Junior, consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), a liberdade que o sistema da rede oferece de o cliente montar o seu sanduíche em uma tela touchscreen é muito positiva.

No entanto, ele afirma que a tecnologia pode afastar clientes que não se sentem à vontade para utilizar esse tipo de sistema.

“O método é bastante positivo por gerar uma nova experiência de compra ao consumidor, mas só deve atrair pessoas que realmente consigam utilizar a tecnologia para fazer o pedido.”

Para o consultor, o ideal seria que a rede oferecesse também a forma tradicional de venda, com auxílio de um atendente. “Assim, a empresa não excluiria nenhum cliente e aumentaria a sua gama de atuação.”

 (Uol Empreendedorismo)

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile