Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Economia

Na China, Huawei dobra lucro em 2023, mesmo com restrições dos EUA

A gigante de tecnologia registrou lucro de 86,95 bilhões de yuans, o equivalente a cerca de US$ 12 bilhões, no ano passado

  • de Redação
  • 1 ano atrás
Na China, Huawei dobra lucro em 2023, mesmo com restrições dos EUA

A Huawei Technologies, gigante de tecnologia da China, informou, nesta sexta-feira, 29, que seu lucro líquido mais que dobrou no ano passado, registrando uma recuperação impressionante anos depois que os controles de exportação dos EUA cortaram o acesso da empresa a tecnologias avançadas.

O lucro da Huawei, em 2023, foi de 86,95 bilhões de yuans, o equivalente a cerca de US$ 12 bilhões, um aumento acentuado em relação aos 35,56 bilhões de yuans em 2022, de acordo com o relatório anual da empresa divulgado nesta sexta-feira. A receita aumentou 9,6%, e alcançou 704,17 bilhões de yuans em 2023, disse a empresa, em grande parte em linha com seu guidance de dezembro.

O crescimento do lucro foi impulsionado pelo aumento das vendas nas suas unidades de negócios de consumo e de computação em nuvem.

Em setembro, a Huawei surpreendeu o Ocidente ao lançar um novo smartphone, o Mate 60 Pro, com capacidades semelhantes às do 5G, rodando com chips próprios.

Cinco anos depois de os EUA terem imposto restrições às vendas de tecnologia avançada à empresa de tecnologia sediada em Shenzhen, a Huawei demonstra resiliência. A empresa diversificou-se para novas linhas de negócios e reformulou seus produtos para lidar com os controles de exportação da era Trump que a isolavam dos chips mais poderosos.

Hoje, a Huawei expandiu suas ofertas para computação em nuvem, software empresarial e sistemas automotivos.

Brasil

O Brasil é um dos mercados onde a Huawei está presente, como fornecedora das três grandes teles (Vivo, TIM e Claro). Sem data oficial, mas com previsão de ser lançado em breve pela Huawei, o 5.5G no Brasil requer apenas uma atualização dos equipamentos de redes, sem testes operacionais feitos a partir do zero.

A promessa é uma velocidade em torno de 30 vezes superior. No 5G, a velocidade de download está em cerca de 300 megabits por segundo (Mbps), podendo alcançar picos de 1 gigabit por segundo Gbps. Já no 5.5G, a estimativa é de atingir até 10 Gbps.

Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires)
Imagem: Shutterstock

 

  • Categories: Economia, Notícias, Tecnologia
  • Tags: big techBrasilchinacompetiçãoconcorrênciaconsumocrescimentodigitaldisputaEconomiaeletrônicosestados unidosEUAexpansãoHuaweiinovaçãomercadomodelo de negócionegóciosonlineplataformapresençarelevânciarestriçãotecnologiavendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile