Totens de autoatendimento e omnichannel são destaques do primeiro dia da Autocom 2023

O evento vai até quinta, 30, e é realizado no Expo Center Norte, em São Paulo

autocom

Juliete Correa, diretora comercial da TecToy, Daniel Simões, CEO e fundador do Projeto ACBr, e Glaydson Bertozzi, fundador da IT Fast

[the_ad id="169690"]

Começou nesta terça, 28, a Autocom 2023, maior feira de tecnologia voltada para automação do comércio da América Latina. O evento vai até quinta, 30, e é realizado no Expo Center Norte, em São Paulo. Entre os destaques dos estandes e das palestras, estão as principais tendências de tecnologia e canais de venda para o varejo. A Mercado&Consumo faz uma cobertura especial do evento.

[the_ad id="138406"]

“O futuro do varejo para automações comerciais” foi um dos painéis apresentados no evento, dentro do TecToy 360º, promovido pela empresa de mesmo nome com diversos executivos e especialistas da área. O painel contou com a participação de Daniel Simões, CEO e fundador do Projeto ACBr (Automação Comercial Brasil), Juliete Correa, diretora comercial da TecToy, e Glaydson Bertozzi, fundador da IT Fast. A mediação foi da editora-chefe da Mercado&Consumo, Aiana Freitas.

Daniel Simões destacou o crescente uso dos totens de autoatendimento, que permitem que o consumidor realize o pedido e o pagamento sem a necessidade de apoio de um um profissional. Nesse sentido, é preciso lembrar que os totens atingem públicos dos mais diversos, do mais ao menos tecnológico, e todos devem ter condições de usá-los. “O usuário que vai operar a máquina não tem nenhum treinamento e, para garantir uma boa performance, é necessário investir UI (User Interface Design) e UX (User Experience)”, explica.

[the_ad_group id="11688"]

A omnicanalidade foi lembrada por Juliete Correa. Para ela, o brasileiro quer singularidade, qualquer que seja o meio pelo qual ele decidiu fazer a compra. “Existem várias jornadas de compra, e as marcas agora entendem a importância disso”, enfatizou.

Segundo ela, com o crescimento registrado após a pandemia, o setor de foodservice representa 25% da carteira de clientes da TecToy, com restaurantes, lanchonetes e diversos estabelecimentos aderindo a soluções Android, sistema operacional mais usado do mundo – e, portanto, mais simples de ser incorporado. O setor de confecções também se destaca e o supermercadista, analisa a executiva, é aquele que ainda dá os primeiros passos quando se fala em automação.

Glaydson Bertozzi, fundador da IT Fast, disse que muitas vezes o varejista “se assusta” diante de tantas inovações, equipamentos modernos e soluções embarcadas. A dica dele é deixar esse trabalho de implementação e acompanhamento na mão de empresas especialistas e focar na venda, que é o seu negócio principal.

A Autocom é organizada pela Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (Afraac) e neste ano, pela primeira vez, o congresso tem curadoria de gestão e conteúdo da Gouvêa Experience.

Imagem: Mauricio Hitai

Sair da versão mobile