Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

E-commerce registra faturamento recorde em 2021, aponta pesquisa da Neotrust

O levantamento feito pela companhia também projetou um crescimento de 9% na receita de compras online

  • de Redação
  • 3 anos atrás
compras e-commerce

Com R$ 161 bilhões de faturamento, o e-commerce brasileiro cresceu 26,9% em comparação ao ano de 2020 e bateu recordes em 2021, apontou o estudo da Neotrust, empresa responsável por monitorar 85% do e-commerce do país. Além disso, o número de pedidos também aumentou 16,9% e chegou ao total de 353 milhões de entregas e o ticket médio cresceu 8,6% e atingiu os R$455.

De acordo com a pesquisa, os setores que representam a maior porcentagem dos pedidos durante o ano são: moda, beleza, perfumaria e saúde – que teve crescimento de 87% no faturamento de pedidos de remédios online. As categorias de celulares, eletrônicos e eletrodomésticos foram as que apresentaram maior faturamento em 2021.

Analisando os dados demográficos, a maior parte de pedidos está concentrado na região sudeste, com 62,3% e na região Nordeste, que cresceu 3,5 pontos percentuais, e representou 15,1% das encomendas no ano passado.

Já relacionado ao gênero, as mulheres representam 58,9% do share de pedidos, enquanto os homens 41,1%.  Entretanto, apesar do maior número de pedido do público feminino, o ticket médio desse grupo é menor que o do masculino, R$387 e R$552, respectivamente.

Ainda segundo o levantamento da Neotrust, o cartão de crédito segue como a forma de pagamento preferida dos consumidores no e-commerce, com 69,7% das compras sendo feitas com esse método de pagamento. Como segunda opção está o boleto bancário, 6,9%, 11,1% com outras formas de pagamento e 2,3% via PIX.

Projeções para 2022

De acordo com a projeção feita pela Neotrust para esse ano, a previsão de crescimento de receita é de 9%, atingindo um faturamento de R$174 bilhões. Apesar da previsão positiva, a Neotrust pondera que a alta do dólar, a inflação e a projeção do PIB pdem afetar o varejo online.

“O varejo online continua com tendência de crescimento, mesmo após a flexibilização das restrições devido à pandemia e a retomada gradual do comércio físico”, destacou Paulina Dias, Head de Inteligência da Neotrust.

A expectativa é que os pedidos online cresçam 8% e chegue ao total de 379 milhões de pedidos. Já o ticket médio deverá se manter estável e crescer 1%, chegando aos R$ 460. Entre as categorias que mais devem crescer estão os eletrônicos, com 21%, eletroportáteis, 19%, e alimentos e bebidas com aumento de 18%.

“Para 2022 é esperado que haja uma expansão no marketplace, com as empresas mais preparadas para este canal. Outra tendência é a melhoria na interação do físico com o digital, que irá permitir mais eficiência nas compras e na relação do consumidor com a loja”, finaliza Fabrício Dantas, CEO da Neotrust.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, E-commerce, Notícias
  • Tags: BrasilclienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidordigitale-commerceestratégiaexperiênciamarcasmercadomercado&consumonegóciosprodutosserviçosvarejo

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile