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Café da manhã em casa ficou 3,8% mais barato em 2023

Queda foi impulsionada pela diminuição do preço do café em pó e leite longa vida

  • de Redação
  • 2 anos atrás

O tradicional café da manhã do brasileiro em casa ficou mais barato em 2023. Os preços dos principais itens do café da manhã apresentaram redução de -3,8% no ano passado. O número é influenciado pela queda de -9,1% no valor do café em pó e de -7,7% no preço do leite longa vida. Os dados foram divulgados no Índice de Preços dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a Fipe.

Em sentido oposto, os derivados de trigo computaram alta expressiva no ano. O pão francês apresentou aumento de 2,8% enquanto e o pão de forma subiu 8,5%. O presunto também faz parte da equação, com alta de 6,3% em 2023.

Em comparação com 2022, quando os itens que integram a cesta de café da manhã aumentaram aproximadamente 22%, o resultado do ano anterior traz um importante alívio ao bolso dos consumidores.

Para os amantes de queijos e outros derivados do leite, a boa notícia é que com a queda na matéria prima, produtos como a muçarela e o requeijão também deflacionaram em 2023, com variação de -3,6% e -0,9%, respectivamente. A margarina foi o item de maior destaque, com redução de 16,2% no ano.

Considerando apenas o mês de dezembro, a cesta de café da manhã inflacionou apenas 0,3%, em função da alta do pão francês (3,2%), muçarela (1,8%) e requeijão (1,7%). Em contrapartida, o leite longa vida e a margarina, que variaram -1,9%, impediram que o grupo de produtos apresentasse alta mais acentuada.

Café da manhã no Aeroporto de Congonhas

A rede de restaurantes Giraffas apresenta uma nova opção no cardápio com café da manhã exclusivo para a unidade de loja do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O cardápio do local inclui pão de queijo, com 20% a mais de queijo, empanado com parmesão, quatro opções de tostex e café expresso.

O local foi escolhido estrategicamente para o projeto piloto devido ao grande fluxo de passageiros, que atingiu a marca de 3,1 milhões nos dois primeiros meses de 2023, de acordo com dados da Aero Magazine, revista líder em conteúdo sobre aviação no Brasil e América Latina.

“Sabemos que os consumidores agora têm um motivo convincente para escolher a rede não apenas para o almoço, lanche da tarde e jantar, mas também para o café da manhã. Estamos oferecendo opções que combinam qualidade e sabor do jeitinho brasileiro que o Giraffas conhece bem”, afirma Adriano Freire, diretor de Supply e P&D do Grupo Giraffas.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoAPASAssociação Paulista de SupermercadosBrasilcafé da manhãcomportamentoconsumidorconsumidoresconsumofoodserviceprodutosvarejo

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