Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Foodservice registra recuperação, mas enfrenta desafios com mão de obra e consumo

55% dos operadores reportaram alta no faturamento, e sustentabilidade e inovação se tornam focos estratégicos

  • de Redação
  • 7 meses atrás
Foodservice

O setor de foodservice no Brasil apresentou sinais de recuperação em 2024, com 55% dos operadores indicando aumento no faturamento no primeiro semestre em comparação ao ano anterior e 86% reportando lucratividade.

Os dados são da pesquisa “Alimentação Hoje: a visão dos operadores de foodservice”, realizada pela ANR (Associação Nacional de Restaurantes), Galunion e Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos). O levantamento ouviu 453 marcas, que representam mais de 7.400 pontos de venda, entre setembro e outubro deste ano.

O estudo aponta que 74% dos respondentes são operadores independentes com até três lojas, enquanto 13% correspondem a grandes redes ou franquias. A maior parte das operações está localizada no Sudeste (61%), e 40% delas possuem trajetória de mais de 10 anos.

“O ano de 2024 mostrou sinais de recuperação para o setor de alimentação fora do lar, com alguns estabelecimentos apresentando bons números. No entanto, é fundamental salientar que o segmento ainda atravessa um momento delicado, com grande parte dos estabelecimentos ainda sentindo os reflexos dos últimos anos. Os empreendedores estão se adaptando às novas condições do mercado, o que contribui para esse processo de retomada, mas ainda temos um longo caminho a percorrer”, afirma Fernando Blower, diretor-executivo da ANR.

Delivery e vale-refeição

O delivery segue como importante canal de faturamento, representando até 40% da receita para 25% dos operadores. Contudo, 11% ainda não implementaram esse serviço. Já o vale-refeição é aceito por 69% dos estabelecimentos, sendo que, para 27%, representa de 11% a 20% do faturamento.

“O mix de meios de pagamento mudou ao longo do tempo, com opções como PIX e cartão ganhando mais relevância. Isso indica que o vale-refeição é importante para parte do mercado, mas não para todos”, analisa o estudo.

Desafios com mão de obra e retenção

Contratar e reter profissionais qualificados é um desafio para 59% dos entrevistados. Entre as dificuldades apontadas estão a escassez de profissionais qualificados (34%), os altos custos com pessoal (28%) e a retenção de talentos (25%). Além disso, 43% dos operadores mencionam a queda no consumo, com menor gasto médio e frequência de visitas dos clientes.

“Para superar esses obstáculos, é preciso manter o time motivado e engajado, oferecendo um atendimento diferenciado e personalizado aos clientes. Sabemos que valorizar o colaborador é fator importante de performance”, afirma Simone Galante, fundadora e CEO da Galunion.

Inovação e sustentabilidade

A pesquisa mostra que 77% dos operadores investem em inovação de produtos, enquanto 65% apostam na comunicação da marca em diferentes mídias. Promoções e combos são foco de 63% dos estabelecimentos, e 47% realizam lançamentos sazonais ou por tempo limitado.

No campo da sustentabilidade, 91% dos operadores fazem controle de desperdício, 86% incentivam o consumo consciente e 73% utilizam embalagens ambientalmente responsáveis. “Inovar constantemente exige compreender o que faz sentido para os seus consumidores nas ocasiões de consumo mais relevantes do momento. Após a pandemia, temos tanto a questão de produtos economicamente acessíveis como o fortalecimento da experiência e do encontro entre as pessoas”, comenta Galante.

Projeção de crescimento

A pesquisa projeta expansão de 4% a 5% no setor de foodservice em 2024, alcançando R$ 257,7 bilhões em vendas da indústria de alimentos no mercado interno, um crescimento de 9,7% em relação a 2023.

“Esse resultado destaca a relevância do canal para o setor alimentício e reforça a necessidade de investimentos contínuos em inovação e um comportamento colaborativo com distribuidores e operadores, a fim de identificar as oportunidades e atender, com agilidade, as demandas dos consumidores, ávidos por novidades”, afirma João Dornellas, presidente executivo da Abia.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: BrasilclienteClientesconsumidorconsumoempresasestratégiaFaturamentofoodserviceinvestimentolojalojas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile