Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Estudo aponta que o Brasil possui um dos maiores riscos de fraudes digitais no mundo

Segundo levantamento, país fica atrás somente da China no total de tentativas de fraudes digitais

  • de Redação
  • 1 ano atrás
Estudo aponta que o Brasil possui um dos maiores riscos de fraudes digitais no mundo

Segundo o Visa Merchant Fraud Report 2023, levantamento anual sobre fraudes digitais com base em mais de 2,7 bilhões de transações Visa realizadas globalmente, o Brasil possui um dos maiores índice de riscos de fraudes entre os países avaliados, com 14,24%, ficando apenas atrás da China (14,93%). O estudo aponta que o segmento que registrou o maior aumento na tentativa de fraudes foi o de Produtos Digitais (Softwares e Games), com uma alta de 202% em relação ao ano passado.

As tentativas de fraude têm um índice de sucesso baixo, não ultrapassando, em média, os 2,44% de êxito em todas as indústrias. Neste ano os maiores tickets médios das tentativas de fraudes bem-sucedidas ocorreram em países como Canadá (média de US$ 397), Rússia (média de US$ 274) e Estados Unidos (média de US$ 271).

A Visa investiu, nos últimos cinco anos, mais de US$ 10 bilhões no combate a fraudes em transações financeiras e aperfeiçoamento da infraestrutura de segurança de suas redes, contando com mais de mil profissionais dedicados ao monitoramento do ecossistema de pagamentos digitais. Somente nos primeiros seis meses de 2023, a empresa contribuiu para o bloqueio de US$ 30 bilhões que foram alvo de tentativas de ações fraudulentas.

“Estamos comprometidos com a segurança e confiabilidade das transações, com monitoramento 24/7 de possíveis ameaças, especialmente nos últimos meses do ano, em que a atividade no varejo se aquece com datas como Black Friday, Natal e Ano Novo. Para nós, é fundamental reconhecer que, com o avanço da tecnologia, as estratégias de combate à fraude devem evoluir em igual medida para proteger os consumidores e a integridade das transações financeiras”, afirma Gustavo Carvalho, diretor executivo da Visa do Brasil.

As fraudes podem ocorrer em diversas formas. As mais comuns são em abertura de novos cadastros em comércios, onde criminosos usam dados falsos e, com isso, realizam movimentações ilícitas. Esta modalidade correspondeu a 39% das fraudes. As outras duas atividades identificadas foram Account Takeover (invasão de contas) e Fraudes em Pagamentos.

Com informações de Mercado&Tech
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Economia, Meios de pagamento, Notícias
  • Tags: Brasilcomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumofraudefraude digitalgolpeM&Cmeio de pagamentomeios de pagamentomeios de pagamentosmercadomercadoeconsumonegóciosSegurançasegurança cibernéticatecnologiavarejo

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile