Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

NRF 2024 estará de olho nas inovações tecnológicas do foodservice

Foodservice Innovation Zone trará os destaques tecnológicos do setor na maior feira de varejo do mundo

  • de Redação
  • 1 ano atrás
NRF24 estará de olho nas inovações tecnológicas do foodservice

Todos os anos durante o mês de janeiro acontece em Nova York a NRF Retail’s Big Show, maior feira de varejo do mundo, com participação de visitantes de todo o planeta e que debate e revela tendências e insights para os próximos meses/anos do mercado. Em uma era em que a inovação e as expectativas dos consumidores evoluem constantemente, cada vez mais rápido, inclusive, as empresas de vários setores do varejo recorrem cada vez mais à tecnologia.

No caso do foodservice não é diferente. E por isso a NRF24 vai trazer um espaço específico para o setor: o Foodservice Innovation Zone. A ideia é se aprofundar em como as tecnologias apresentadas criam oportunidades e melhoram a eficiência, a experiência do cliente e a lucratividade no setor varejista.

Para facilitar e engajar o debate, a NRF dividiu a área em sete pilares. Confirma abaixo a divisão do que será abordado no Foodservice Innovation Zone e um pouco sobre cada tema, destacando como a integração das tecnologias de foodservice podem marcar uma mudança significativa na indústria do varejo:

Equipamento de cozinha avançado: eficiência culinária redefinida

O mundo culinário nos espaços comerciais tem testemunhado uma transformação, graças a equipamentos de cozinha inovadores, como fornos sem ventilação e robôs automatizados. Estas inovações não só aumentam a eficiência da cozinha, mas também reduzem os tempos de preparo, garantindo consistência na qualidade dos alimentos.

IoT: a espinha dorsal das operações de foodservice

A Internet das Coisas (IoT) é sem dúvida um dos pilares das operações modernas de foodservice. A implementação de soluções IoT permite monitoramento e gerenciamento em tempo real de equipamentos de cozinha, segurança alimentar, estoque, manutenção de equipamentos, uso de energia e desperdício. Este salto tecnológico leva a significativas economias de custos e eficiência operacional.

Conexões com o cliente: Inteligência Artificial na vanguarda

No que diz respeito ao atendimento ao cliente, as ferramentas baseadas em IA estão revolucionando a experiência do serviço de alimentação. Os varejistas podem implantar essas tecnologias para suporte ao cliente em tempo real e multilíngue, começando com a oferta de recomendações personalizadas e processos de pedidos eficientes, tanto pessoalmente quanto online.

Este nível de personalização valoriza a experiência, promovendo uma ligação mais profunda entre a marca e os clientes.

Inteligência de loja: Otimizando operações de foodservice com IA e visão computacional

A inteligência das lojas, aproveitada através da IA e da visão computacional, desempenha um papel crucial nos micromercados e lojas de conveniência de autoatendimento, autônomos, onde o serviço de alimentação está encontrando um lar no varejo.

O monitoramento de temperaturas e caixas de alimentos, o gerenciamento de estoque e a análise do fluxo de clientes são maneiras pelas quais os varejistas podem usar esses insights para otimizar suas ofertas de serviços de alimentação. Isto não só melhora a experiência de compra, mas também garante eficiência operacional, qualidade e segurança alimentar.

Operações autônomas: moldando o futuro do foodservice no varejo

A integração do foodservice na tecnologia de varejo autônoma agiliza a experiência de compra. Sistemas de auto-checkout, incluindo controles de peso e de porções frequentemente encontrados em operações de foodservice, layouts automatizados de lojas para colocação de alimentos e maior conveniência para o cliente, são partes importantes de uma operação de foodservice de qualidade.

Esta mudança para operações autónomas alinha-se com a necessidade do consumidor moderno de experiências de compra rápidas e eficientes, ao mesmo tempo que aborda a expectativa de poder obter alimentos frescos onde e quando o consumidor os quiser.

Micromercados e venda de alimentos frescos: atendendo à conveniência

Os varejistas estão incorporando cada vez mais micromercados e máquinas de venda automática de alimentos frescos nos seus espaços. Eles oferecem opções de alimentação convenientes e saudáveis, atendendo à crescente demanda por refeições rápidas.

Ao adotar estas tecnologias, os varejistas podem expandir suas ofertas e explorar um novo segmento de consumidores preocupados com a saúde. Isso também oferece a possibilidade de serviço de alimentação 24/7, fora do horário normal de funcionamento da loja ou durante o horário de equipe reduzida.

Tecnologias drive-thru: renovando o modelo tradicional

A indústria de foodservice sempre foi líder em tecnologia e inovação drive-thru e está entrando nas operações de varejo. A tecnologia drive-thru, equipada com painéis de pedidos avançados, sistemas e serviços de tradução de idiomas, está transformando a forma como lidamos com pedidos em trânsito, impactando os pedidos de veículos, o fluxo de tráfego e a coleta de pedidos no drive-thru, bem como na calçada.

Estas tecnologias melhoram a precisão dos pedidos, reduzem os tempos de espera e aumentam a satisfação geral do cliente, tornando-as indispensáveis como parte de um ambiente de varejo em ritmo acelerado.

Com informações de Mercado&Food
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias, NRF Retail's Big Show
  • Tags: AIconsumidorconsumidoresconsumoestratégiafoodserviceIAindústriainovaçãoInteligência ArtificialM&Cmercado&consumomercadoeconsumonegóciosNRFNRF24tecnologia

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile