Confiança do consumidor registra estabilidade em outubro, mas cai no comparativo anual

Em queda de 6,4% em relação a 2022, o índice reflete o impacto da inflação nos itens essenciais e uma percepção negativa sobre emprego e renda

Confiança
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O Índice Nacional de Confiança (INC) atingiu 103 pontos em outubro e permanece na faixa considerada otimista. O número sugere estabilidade em relação a setembro, mas apresenta uma queda de 6,4% em comparação com o mesmo mês do ano passado. A pesquisa foi realizada com 1.679 famílias de capitais e cidades do interior, abrangendo todas as regiões do país.

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Os resultados regionais variaram: houve uma redução da confiança nas regiões Norte e Sul, enquanto as regiões Centro-Oeste e Sudeste mostraram aumento, e o Nordeste permaneceu estável. Em relação às classes socioeconômicas, o índice apresentou leve alta para as classes AB e C, mas uma queda significativa foi registrada entre as classes D e E.

As famílias relataram uma piora na percepção de sua situação financeira atual, enquanto as expectativas futuras mantiveram estabilidade relativa, com uma redução na sensação de segurança em relação ao emprego.

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“Essa piora da confiança em relação à situação atual resultou em diminuição da disposição a comprar itens de maior valor, tais como carro e casa, na propensão a adquirir bens duráveis, tais como geladeira e fogão e na intenção de investir”, afirma Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP.

A percepção negativa das famílias sobre a situação atual de emprego e renda reflete o impacto da inflação em itens essenciais, como alimentos e bebidas, que afeta o poder de compra e indica uma possível desaceleração econômica, já perceptível no varejo e nos serviços.

Black Friday

A pouco mais de um mês para a chegada da Black Friday, a maioria dos consumidores ainda não decidiu se fará compras durante o período promocional, mas 73% dos respondentes afirmam que pretendem aproveitar ofertas ao longo do mês de novembro. O dado foi divulgado pela Privalia, que divulgou uma pesquisa sobre a data.

Além disso, 39% iniciam suas buscas por promoções um mês antes, em outubro. O ticket médio planejado para cada compra é de R$ 500.

Imagem: Shutterstock

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