Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Varejistas acreditam que a Inteligência Artificial auxilia na previsão de demanda

  • de Redação
  • 5 anos atrás

Cerca de 73% dos varejistas acreditam que a Inteligência Artificial e o Machine Learning podem agregar um valor significativo aos seus processos de previsão de demanda. É o que mostra a “Pesquisa Global de Varejo – Estudo da Cadeia de Suprimentos Integrada à Inteligência Artificial”, realizada pela LLamasoft em parceria com a empresa de pesquisa Retail Systems Research (RSR).

O estudo, realizado com 82 executivos, também descobriu que, enquanto 56% dos varejistas com alta performance, também conhecidos como os “Varejistas Vencedores”, utilizam tecnologia para modelar planos de mitigação de riscos nas suas cadeias de suprimentos, 31% não fazem o mesmo.

Em geral, 56% dos entrevistados estão lutando pela habilidade de responder rapidamente às mudanças, e a falta de flexibilidade teve um custo durante as disrupções, como a da Covid-19, com muitos deles experimentando resultados de grandes quedas em suas receitas.

Adicionalmente, 73% destes “Varejistas Vencedores” contam com a previsão e habilidade de monitorar a capacidade, permitindo que estejam preparados às mudanças repentinas na oferta e na demanda, em comparação à 35% dos “Outros” ou “Varejistas de Baixa Performance”.

“É perceptível que a digitalização se tornou um caminho sem volta. Neste cenário, não há dúvidas de que a empresa que utilizar tecnologia de ponta e trabalhar melhor seus dados se destacará no mercado. A pesquisa mostrou que muitos países se destacaram no varejo e no Brasil não foi diferente, principalmente pelo boom do e-commerce”, comenta Max Mascarenhas, vice-presidente de Vendas Latam da LLamasoft.

Novo normal

Confira, abaixo, algumas práticas que, de acordo com o estudo, os “Varejistas Vencedores” estavam fazendo para se destacar:

  • 53% dos “Varejistas Vencedores” investiram em cientistas de dados com experiência em análises de dados e ferramentas de modelamento, enquanto apenas 22% dos varejistas de baixa performance fizeram o mesmo;
  • 80% dos “Varejistas Vencedores” consideram “de alto valor” o modelamento da previsão de demanda utilizando indicadores macro, enquanto apenas 65% dos varejistas de alta performance consideram o mesmo;
  • 53% dos “Varejistas Vencedores” classificam as questões geopolíticas como tarifas; guerras comerciais e mudanças rápidas na demanda do consumidor como seus três principais desafios, enquanto apenas 23% dos varejistas de baixa performance classificam o mesmo;
  • Enquanto 46% dos varejistas que apresentam média ou baixa performance estão agarrados ao “velho normal” e focados em custo (em detrimento da flexibilidade), somente 38% dos “Varejistas Vencedores” fazem o mesmo.

Imagem: Reprodução

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias, Varejo
  • Tags: comportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumocoronavíruscrescimentocrisedigitale-commerceempresasestratégiaexpansãoexperiênciaInteligência Artificialmachine learningmercadonegóciosprodutostecnologiavarejo

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile