Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Varejo PME tem crescimento de 7,2% com Dia dos Namorados na 1ª quinzena de junho

O varejo de plantas e flores naturais mostrou o salto mais robusto da média diária no período recente com alta de 216,5% na primeira quinzena

Redação de Redação
28 de junho de 2022
no Notícias, Varejo
Tempo de leitura: 2 minutos
Varejo

O Dia dos Namorados parece ter sido positivo para pequenos e médios empreendedores. O Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) indica possível evolução das vendas do comércio na primeira metade de junho. Os dados mostram que, na primeira quinzena de junho de 2022, a média diária da movimentação financeira real no comércio varejista mostrou crescimento de 7,2% ante o mês anterior.

Felipe Beraldi, Especialista de Indicadores e Estudos Econômicos da Omie, explica que quando avaliados os segmentos que puxaram esse movimento no período recente, encontram-se evidências ainda mais robustas da influência da data comemorativa no resultado.

“Dentre os 30 segmentos com melhor performance no período isto é, com evolução mais significativa da movimentação financeira média diária na passagem de maio para junho deste ano -, historicamente, ao menos 16 são consideravelmente afetados por campanhas publicitárias e promoções relacionadas ao Dia dos Namorados”, comenta Beraldi.

É o caso, por exemplo, do varejo de plantas e flores naturais, que mostrou o salto mais robusto da média diária no período recente, com alta de 216,5% na primeira quinzena de junho ante a mesma quinzena de maio. O varejo de livros teve alta de 147,9%; e o de artigos de relojoaria, 95,1%. Outros segmentos de relação com a data comemorativa também mostraram avanços no período, como: varejo de calçados, com aumento de 18,6%; artigos de joalheria, 13%; e varejo de doces, balas, bombons e semelhantes, 12,5%.

“O avanço expressivo da atividade no varejo chama a atenção mesmo destacados os efeitos sazonais da celebração do Dia dos Namorados, visto que o país enfrenta grandes desafios no campo econômico, com intensa pressão inflacionária em itens básicos e forte aumento das taxas de juros. Tais elementos tendem a desfavorecer o consumo, ao restringir o avanço da renda real das famílias e dificultar o acesso ao crédito. Mesmo nesse contexto, em geral o IODE-PMEs evidencia que o Comércio tem sido um dos setores de destaque no mercado de pequenas e médias empresas brasileiras no primeiro semestre de 2022″, avalia o especialista.

Para elaborar a análise, foram comparadas a movimentação financeira média diária dos últimos meses de 65 segmentos do varejo. Para junho, foi considerada a média diária da primeira quinzena do mês, em que há maior concentração de vendas relacionadas à data comemorativa. O IODE-PMEs funciona como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais, com no monitoramento de 637 atividades econômicas que compõem cinco grandes setores: Agropecuário, Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.

Com informações de Estadão Conteúdo: (Talita Nascimento)

Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

Índice de perdas no varejo brasileiro cai 0,12% em comparação com ano anterior

Próxima Postagem

Via inicia projeto que facilita retificação de nome de colaboradores trans

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Via

Via inicia projeto que facilita retificação de nome de colaboradores trans

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.