Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Connection NRA Show 2022 traça paralelos entre foodservice dos EUA e do Brasil

Líderes de entidades que representam o setor destacam semelhanças e diferenças entre os dois países

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Connection NRA Show 2022 traça paralelos entre foodservice dos EUA e do Brasil

Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel

O foodservice foi fortemente prejudicado pela crise gerada pela pandemia de covid-19 e segue enfrentando desafios, como inflação alta e dificuldades de abastecimento. Essas são realidades comuns aos Estados Unidos e ao Brasil, ainda que vividas de forma diferente por cada país, destacam líderes de entidades que representam o setor e que participam do Connection NRA Show 2022.

O festival reúne em Itu, no interior de São Paulo, executivos de toda a cadeia do foodservice para debater os aprendizados da NRA Show 2022, um dos maiores eventos do setor, que foi realizado entre os dias 21 e 24 últimos em Chicago, nos Estados Unidos. O Connection NRA Show 2022 é realizado pela Mercado&Consumo e pela consultoria Gouvêa Foodservice.

“O que se viu nos Estados Unidos é muito semelhante ao que se vê por aqui. O setor está endividado, com dificuldades enormes para rentabilizar o negócio por causa da inflação e dos juros altos”, analisa o presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci.

Solmucci chama atenção, porém, para uma diferença importante. Os Estados Unidos enfrentam atualmente uma grave crise de mão de obra, o que tem feito restaurantes fecharem as portas mais cedo. “Aqui, para o bem do setor, não temos esse problema.”

O presidente-executivo da Abrasel comenta, ainda, que o foodservice brasileiro teve ganhos de produtividade expressivos na última década, ainda que haja desafios quando se fala em criação de canais digitais e integração desses canais, por exemplo. Para ele, esses ganhos têm permitido que o setor não aumente custos acima da inflação do País.

A diretora-executiva do Instituto Foodservice Brasil (IFB), Ingrid Devisate, também destaca semelhanças e diferenças entre a situação do foodservice nos EUA e no Brasil. Ela cita o fato de que, lá, em 2020, o setor registrou queda de 36%, enquanto no Brasil foram 34%. Em 2021, o recuo foi de 18% e de 11% nos EUA e no Brasil, respectivamente.

“Eles enfrentam problemas que são comuns aos nossos, como dificuldades de contratar, reter e capacitar, além de uma inflação que surpreendeu a todos e foi a maior dos últimos 40 anos. A diferença é que a gente está acostumado com isso. O brasileiro sabe como enfrentar as dificuldades com relação aos custos e ao abastecimento”, pontua.

Ingrid Devisate destaca ainda o papel importante que entidades como o próprio IFB têm ao reunir representantes de toda a cadeia foodservice e, assim, ajudar as empresas em temas como inteligência de dados, transformação digital e questões jurídicas. O IFB é formado, atualmente, por 75 empresas.

A diretora de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Adriana Auriemo, diz que a entidade visa difundir informações sobre o setor, permitir networking e trabalhar para criar um bom franchising no País. Atualmente, a ABF tem mais de 1.400 associados.

Imagem: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Economia, Eventos, Foodservice, Notícias, NRA Show
  • Tags: AbfabraselBrasilcoronavírusCOVID-19criseEconomiaempresasfoodserviceIFBmercadomercado&consumonegóciospandemia

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile