Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Connection NRA Show 2022 traça paralelos entre foodservice dos EUA e do Brasil

Líderes de entidades que representam o setor destacam semelhanças e diferenças entre os dois países

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Connection NRA Show 2022 traça paralelos entre foodservice dos EUA e do Brasil

Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel

O foodservice foi fortemente prejudicado pela crise gerada pela pandemia de covid-19 e segue enfrentando desafios, como inflação alta e dificuldades de abastecimento. Essas são realidades comuns aos Estados Unidos e ao Brasil, ainda que vividas de forma diferente por cada país, destacam líderes de entidades que representam o setor e que participam do Connection NRA Show 2022.

O festival reúne em Itu, no interior de São Paulo, executivos de toda a cadeia do foodservice para debater os aprendizados da NRA Show 2022, um dos maiores eventos do setor, que foi realizado entre os dias 21 e 24 últimos em Chicago, nos Estados Unidos. O Connection NRA Show 2022 é realizado pela Mercado&Consumo e pela consultoria Gouvêa Foodservice.

“O que se viu nos Estados Unidos é muito semelhante ao que se vê por aqui. O setor está endividado, com dificuldades enormes para rentabilizar o negócio por causa da inflação e dos juros altos”, analisa o presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci.

Solmucci chama atenção, porém, para uma diferença importante. Os Estados Unidos enfrentam atualmente uma grave crise de mão de obra, o que tem feito restaurantes fecharem as portas mais cedo. “Aqui, para o bem do setor, não temos esse problema.”

O presidente-executivo da Abrasel comenta, ainda, que o foodservice brasileiro teve ganhos de produtividade expressivos na última década, ainda que haja desafios quando se fala em criação de canais digitais e integração desses canais, por exemplo. Para ele, esses ganhos têm permitido que o setor não aumente custos acima da inflação do País.

A diretora-executiva do Instituto Foodservice Brasil (IFB), Ingrid Devisate, também destaca semelhanças e diferenças entre a situação do foodservice nos EUA e no Brasil. Ela cita o fato de que, lá, em 2020, o setor registrou queda de 36%, enquanto no Brasil foram 34%. Em 2021, o recuo foi de 18% e de 11% nos EUA e no Brasil, respectivamente.

“Eles enfrentam problemas que são comuns aos nossos, como dificuldades de contratar, reter e capacitar, além de uma inflação que surpreendeu a todos e foi a maior dos últimos 40 anos. A diferença é que a gente está acostumado com isso. O brasileiro sabe como enfrentar as dificuldades com relação aos custos e ao abastecimento”, pontua.

Ingrid Devisate destaca ainda o papel importante que entidades como o próprio IFB têm ao reunir representantes de toda a cadeia foodservice e, assim, ajudar as empresas em temas como inteligência de dados, transformação digital e questões jurídicas. O IFB é formado, atualmente, por 75 empresas.

A diretora de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Adriana Auriemo, diz que a entidade visa difundir informações sobre o setor, permitir networking e trabalhar para criar um bom franchising no País. Atualmente, a ABF tem mais de 1.400 associados.

Imagem: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Economia, Eventos, Foodservice, Notícias, NRA Show
  • Tags: AbfabraselBrasilcoronavírusCOVID-19criseEconomiaempresasfoodserviceIFBmercadomercado&consumonegóciospandemia

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile