Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Sustentabilidade influencia na decisão de compra de 9 a cada 10 consumidores

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho

  • de Redação
  • 4 anos atrás
Consultoria especializada em governança corporativa lança sistema de análise de políticas ESG

O hábito de consumir produtos que não prejudicam o meio ambiente é bastante difundido no País. Uma pesquisa feita pela empresa especialista em insights de mercado Toluna mostra que 94% dos internautas já compraram produtos por eles serem sustentáveis e 92% afirmaram que a sustentabilidade influencia em seu processo de compra. O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho.

A pesquisa apurou que o que o consumidor mais leva em conta ao ler as embalagens dos produtos é a presença de ingredientes orgânicos e naturais nas fórmulas (48%), seguida de certificações e selos sustentáveis (47%), material reciclado nas embalagens (40%) e o fato de não terem sido testados em animais (40%).

O preço geralmente mais alto dos produtos sustentáveis não é empecilho para alguns dos pesquisados: 29% dos internautas concordam totalmente em pagar mais por estes produtos e 46% concordam em desembolsar mais reais por eles. Além disso, 58% dos respondentes acreditam que produtos sustentáveis vão salvar o planeta.

Mudar os hábitos de vida em favor da sustentabilidade do planeta e das reservas naturais também é uma atitude que vem sendo adotada por parcela dos consumidores. Boa parte deles (66%) já deixou de consumir alimentos pensando no Planeta. Além disso, 72% deles afirmam que já deixaram de consumir refrigerantes em prol da sustentabilidade, enquanto 46% dizem terem reduzido o consumo de carne vermelha pensando no impacto ambiental. Já 18% afirmam ter reduzido o consumo de soja em prol da preservação de reservas naturais.

Apesar da mudança em torno dos hábitos alimentares, a mobilidade nos centros urbanos em favor da sustentabilidade ainda esbarra no uso dos carros: 59 % dos respondentes se locomovem assim, enquanto 54% vão a pé a seus compromissos. Apesar disso, 93% afirma que adotariam o uso de bicicletas em prol da sustentabilidade, caso tivessem a chance. Ao listarem os motivos para não usarem bicicletas, 46% elencaram a falta de ciclofaixas ou ciclovias, enquanto 44% disseram não pedalar pela falta de segurança nas ruas.

A pesquisa da Toluna foi realizada no dia 14 de maio de 2021, com 659 pessoas (49% homens, 51% mulheres) das classes A, B e C, segundo critério de classificação de classes utilizado pela Abep – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, em que pessoas da classe C2 têm renda média domiciliar de R$ 4,5 mi por mês. O estudo foi feito com pessoas acima de 18 anos, de todas as regiões brasileiras, tem 3 pontos percentuais de margem de erro e 95% de nível de confiança.

Imagem: Bigstock

  • Categories: Destaque do dia, ESG, Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilclienteClientescomportamentocomprasconsumidoresconsumoe-commerceecommerceEconomiaEGSempresasexperiênciainovaçãomarcasmeio ambientemercadomercado&consumonegóciosonlineresponsabilidade socialsustentabilidadetecnologiavarejistaVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile