Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Carnaval 2025: 70% dos bares e restaurantes projetam alta de pelo menos 20% na receita

Caso a projeção de alta de pelo menos 20% de confirme, as receitas somarão pelo menos R$ 1,68 bilhão

  • de Redação
  • 5 meses atrás
Carnaval 2025: 70% dos bares e restaurantes projetam alta de pelo menos 20% na receita

O Carnaval de 2025 chega trazendo otimismo para os empresários do setor de bares e restaurantes em todo o Brasil. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 74% dos empresários planejam abrir seus estabelecimentos durante os dias de folia e 69% esperam aumento no faturamento em comparação ao ano passado, que foi de R$ 1,4 bilhão, segundo o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises.

Cerca de 59% dos empresários projetam um crescimento de até 20% no faturamento, e outros 10% acreditam em resultados ainda mais expressivos. Isso significa que sete a cada dez estabelecimentos projetam uma injeção na cada dos dois dígitos altos na receita. Caso a projeção de alta de pelo menos 20% de confirme, as receitas somarão pelo menos R$ 1,68 bilhão.

Um Carnaval mais tardio, já que acontece em março, é visto como oportunidade para prolongar a temporada de alta movimentação turística em diversas regiões do País. E é visto como ainda melhor do que foi o de 2024.

“No ano passado, tivemos um dos melhores carnavais para o setor de alimentação fora do lar”, disse o presidente-executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, com alta anual de 15% no faturamento, segundo ele. A expectativa é de que em 2025 os resultados sejam ainda melhores, impulsionados pelo maior poder de compra da população, pela redução do desemprego e pelo aumento do turismo, tanto doméstico quanto internacional.

Apesar do otimismo para a data, muitos empresários ainda enfrentam dificuldades financeiras. Segundo a pesquisa, 38% das empresas possuem pagamentos em atraso. Destas, 72% devem impostos federais, 45% devem impostos estaduais, 35% têm empréstimos bancários em atraso, 29% devem encargos trabalhistas e previdenciários, 24% têm débitos com serviços públicos, como água, luz, gás e telefone, 23% estão em atraso com taxas municipais, 21% devem a fornecedores de insumos, 15% têm débitos de aluguel, 10% devem a fornecedores de equipamentos e serviços e 5% estão em atraso com pagamentos de empregados. “Embora a festa seja um bom ponto de partida, é essencial que os empresários vejam o Carnaval como preparação para um ano de crescimento contínuo”, disse Solmucci. Esse é o momento que os empresários devem usar para ajustar as finanças, atrair novos clientes e fortalecer os laços com os habituais.

Reajustes

A pesquisa também destacou que 74% dos empresários conseguiram reajustar os preços de seus cardápios em dezembro. Desses, 40% acompanharam o índice inflacionário, 23% elevaram abaixo dele e 11% aplicaram aumentos superiores ao IPCA. Os demais 26% não conseguiram implementar qualquer reajuste. Cerca de 18% das empresas operaram em prejuízo no mês de dezembro, o menor índice em 12 meses. Outras 44% realizaram lucro e 37% tiveram estabilidade. “Embora ainda estejamos enfrentando desafios acumulados, como o aumento dos preços dos insumos, o Carnaval tem o potencial de impulsionar o setor. É o momento de se reorganizar e criar estratégias”, disse Solmucci.

Com informações de Agência DCNews
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãobaresBrasilcarnavalclienteClientesconsumidorconsumidoresconsumoEconomiaempresasfoodservicenegóciosrestaurantes

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile