Nestlé Brasil inova e recupera 80% de máquinas de café que seriam descartadas

Produtos devolvidos por clientes do e-commerce de Nescafé Dolce Gusto agora são revisadas por equipe técnica e voltam para venda em formato de outlet

Nestlé Brasil inova e recupera 80% de máquinas de café que seriam descartadas

De olho na agenda ESG e na economia circular, a Nestlé Brasil desenvolve uma iniciativa pioneira em suas operações no mundo: a recuperação de máquinas Nescafé Dolce Gusto que, até então, eram destinadas diretamente para descarte após a devolução por clientes do e-commerce. Desde a implementação do projeto, em 2022, a companhia evitou o descarte de 80% destes equipamentos, e economizou um total de aproximadamente de R$2,6 milhões.

Se antes as peças eram armazenadas e posteriormente seguiam para centros de reciclagem, agora passam por uma minuciosa revisão técnica e, após a análise da qualidade, as máquinas de Nescafé Dolce Gusto vão para uma seção de outlet na loja virtual, com descontos que chegam a até 30% do valor original. A cada ciclo de vendas, cerca de 600 máquinas são disponibilizadas e vendidas em poucos dias.

A solução para evitar o descarte das peças começou em 2021 após o centro de distribuição logístico da companhia, em Araçariguama (SP), constatar a armazenagem de mais de 20 mil equipamentos que aguardavam destinação para reciclagem. Ao identificar o motivo das devoluções, a equipe do CD viu uma oportunidade de inovar.

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“Percebemos que um grande número de máquinas Nescafé Dolce Gusto devolvidas eram por arrependimento dos clientes por efetuarem uma compra por impulso ou por insatisfação com a cor, por exemplo. Dos 20 mil equipamentos acumulados ao longo do tempo, cerca de 40% estavam em perfeito estado e voltaram para o e-commerce após revisão. Outros 40% passaram por reparo simples e posteriormente foram oferecidos no outlet do site, e só 20% não puderam ser recuperados e foram devidamente reciclados”, revela Mariana Vilchez, gerente de Logística de E-commerce da Nestlé Brasil.

A executiva reforça que as máquinas passam por rigorosas análises pela equipe de qualidade da Nestlé após a revisão técnica e voltam à venda apenas em estado ideal para uso, sem apresentar qualquer problema de funcionamento. “Todas as máquinas são testadas e higienizadas antes de entrarem novamente no site. Sinalizamos nas embalagens e no site que eles podem apresentar imperfeições estéticas, mas nada que prejudique o sistema operacional e impeça o uso. As caixas dos itens no Outlet são personalizadas, inclusive”, finaliza a executiva.

Imagem: Divulgação

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