Varejo tem alta de fusões e aquisições no 3º trimestre, segundo pesquisa da KPMG

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O Brasil registrou três fusões e aquisições de empresas varejistas no terceiro trimestre deste ano. Como comparação, nenhuma transação desse tipo foi realizada no setor no trimestre imediatamente anterior. O segmento de shopping centers teve duas transações no período, ante uma no segundo trimestre. No caso de supermercados, nenhuma transação ocorreu no terceiro trimestre, mas duas foram realizadas no segundo.

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Os dados são de uma pesquisa da KPMG sobre fusões e aquisições com 43 setores da economia brasileira. De acordo com o material, os setores com maior quantidade de transações desse tipo no terceiro trimestre foram os seguintes: companhias de internet (116), tecnologia da informação (57) e instituições financeiras (25).

“No passado, observamos fusões no setor que tinham por objetivo obter sinergias operacionais, ganhos de escala e aumento de market share. Nesta nova fase, estamos vendo empresas mais estruturadas do ponto de vista de governança e caixa, que buscam capacidades ou soluções complementares aos seus negócios atuais. Esta busca é mais cirúrgica, voltada para sustentabilidade e procura por maior rentabilidade, que ajude a empresa na execução de sua estratégia de longo prazo”, afirma Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG no Brasil.

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Segundo a KPMG, o número total de fusões e aquisições de empresas realizadas no Brasil no terceiro trimestre cresceu 53% comparado com o segundo, um salto de 228 transações para 348, a melhor parcial deste ano. Na comparação com os primeiros três meses de 2020, também existe um aumento de 22%, quando ocorreram 286 operações. No acumulado deste ano, foram realizadas 862 fusões e aquisições, uma leve queda de 1,9%, comparado com o mesmo período de 2019, quando foram registradas 879 negociações.

No comparativo do terceiro trimestre de ano com o mesmo período do ano passado, a pesquisa mostra um leve aumento de 4%, quando aconteceram 348 e 336 operações respectivamente; confrontando com o mesmo período de 2017, houve um crescimento de 75% (199 transações), e de 2018 com aumento de 32% (263 operações).

Imagem: Reprodução

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