Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Destaque do dia

Tecnologia, dinamismo e ecossistemas de negócios formam a nova China

Aiana Freitas de Aiana Freitas
27 de agosto de 2019
no Destaque do dia, Eventos, Latam Retail Show, Notícias
Tempo de leitura: 3 minutos

Gigantes que englobam uma enorme quantidade de produtos e serviços, atendendo o consumidor em diversas áreas, desde comunicação até saúde. Este é o conceito de ecossistemas de negócios, um modelo que vem da China, com exemplos como Alibaba, Tencent e Xiaomi.

O “Ecossistema de negócios na China, varejo, tendências e insights” foi o tema da palestra realizada por Mark Greeven, professor da IMD e autor do livro ‘Business Ecosystems in China: Alibaba and Competing Baidu, Tencent, Xiaomi and LeEco’, durante o LATAM Retail Show, o mais completo evento de varejo e consumo da América Latina, que teve início nesta terça-feira, (27).

Greeven começou sua apresentação mostrando os antigos estereótipos da China: comunismo com Mao Tsé-Tung, uma população enorme e produtos falsificados. Para mostrar que o país mudou, ele trouxe exemplos cotidianos de pessoas usando tecnologia, como uma garotinha comprando balas e pagando com o smartwatch. Situações como esta são normais e rotineiras na nova China.

O professor falou sobre a integração do varejo físico e online. “Os supermercados não mudaram muito desde que eu nasci. Exceto nos últimos dois anos”. Ele trouxe o exemplo dos supermercados na China, em que o consumidor deseja comprar um caranguejo vivo e pode recebê-lo em 30 minutos, bastando para isso, fazer o pedido pelo smartphone. Se o cliente desejar comer na hora no mercado ele também pode. “É incrível conseguir manter uma operação dessas. Mas a integração entre o físico e o digital já é uma realidade na China há algum tempo. Isso foi aceito pelos consumidores e pelo mercado”, explicou.

Os ecossistemas permitem que esta integração aconteça e vários produtos e serviços sejam oferecidos de forma eficiente para o consumidor. Sendo assim, as gigantes que seguem este modelo vem crescendo de forma espantosa. Exemplos disso são o Alibaba, que deve se tornar uma das maiores economias do mundo nos próximos anos e a Xiaomi, que incubou quatro unicórnios (startups que atingem o valor de US$ 1 bilhão).

“A melhor palavra para definir a China é turbulência. É um país caracterizado por mudanças o tempo todo. O país tem 350 milhões de millennials, que querem coisas muito diferentes de seus pais”, resumiu Greeven. Para ele, outro país que passa por turbulências é o Brasil, com a crise econômica, mudanças na sociedade e o uso crescente de tecnologias. “O país também passa por turbulências, embora de forma menos dramática que a China. Não há nenhum outro lugar tão dinâmico e incerto”, disse o professor.

Para Greeven, o melhor exemplo de ecossistema de negócio sustentável é o Alibaba. “Não tem como falar de China sem falar do Alibaba e da Tencent”, afirmou. No inicio, a empresa focava nos negócios B2B e B2C. “Eles já eram muito grandes, mas não se acomodaram. Viram as mudanças que estavam ocorrendo a sua volta e investiram em diferentes setores. Formaram parcerias, aquisições, mas estas companhias não entraram no negócio principal. Elas continuaram independentes. O núcleo central continua muito sólido, mas separado”, explicou Greeven.

O Alipay é um exemplo especial em meio ao ecossistema Alibaba. Ele oferece pagamentos, além da possibilidade de comprar inúmeros produtos e serviços. Passou a fazer parte do dia a dia do consumidor.

O professor comparou este aplicativo ao We Chat. Embora um seja voltado para pagamentos e o outro à troca de mensagens, eles oferecem serviços parecidos. Apesar da semelhança, conseguem coexistir “A ideia que competição é um jogo de soma zero nem sempre é verdadeira. Temos casos em que essa fronteira é permeável”, analisou.

Ele também esclareceu que os ecossistemas têm que ter um núcleo principal. “No caso do Alibaba é o e-commerce e no da Tencent é comunicação e gamificação. Não é que o ecossistema não tem um negocio central. É claro que tem!”, esclareceu.

* Foto: Terassan Fotografia

Postagem anterior

A hora de investir no digital é agora: última chamada

Próxima Postagem

Mudanças de relacionamento são essenciais para fortalecer lojistas e shopping centers

Aiana Freitas

Aiana Freitas

Aiana Freitas é editora-chefe da plataforma Mercado&Consumo. Jornalista com experiência na cobertura de tendências de consumo, varejo, negócios, finanças pessoais e direitos do consumidor.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor
Artigos

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Mudanças de relacionamento são essenciais para fortalecer lojistas e shopping centers

Mudanças de relacionamento são essenciais para fortalecer lojistas e shopping centers

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.