A Ingredion Incorporated anunciou o início do processamento de goma acácia no Brasil. A iniciativa irá ampliar as opções de fornecedores disponíveis em um mercado que tradicionalmente depende da importação das soluções derivadas dessa planta.
O investimento na produção local é uma decisão estratégica da Ingredion, impulsionada pela demanda por ingredientes funcionais de origem natural e sustentável, como a goma acácia.
“Nossa produção de goma acácia segue o nosso compromisso de fomentar a sustentabilidade em toda a cadeia de fornecimento. Respeitamos o ciclo de vida das árvores e atuamos com práticas que preservam os ecossistemas locais. Também prezamos pela valorização das comunidades envolvidas, com colheita feita manualmente por coletores treinados, o que fortalece a economia regional e impulsiona o desenvolvimento social”, diz Rodrigo Furquini, diretor de Marketing Brasil e líder global da Categoria de Confeitos.
Segundo dados da Innova Market Insights, a presença desse ingrediente em novos produtos apresentou crescimento de 26% entre 2020 e 2025 (CAGR — sigla em inglês para Taxa de Crescimento Anual Composta), com destaque para os setores de nutrição esportiva (+89%), panificação (+59%), lácteos (+50%) e confeitos (+34%).
A goma acácia possui baixo aporte calórico e baixa viscosidade, além de funcionar como fibra solúvel. Ela atende às principais tendências de consumo em saudabilidade, naturalidade e sustentabilidade em alimentos e bebidas, podendo ser utilizada como emulsificante, estabilizante, encapsulante e texturizante em diversas categorias, como confeitos, bebidas, panificação, lácteos e nutrição esportiva.
Imagem: Reprodução/Ingredion