Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Tecnologia

ICQ, “avô” do WhatsApp, ganha data para ser encerrado, após 28 anos no ar

O programa foi criado pela companhia israelense Mirabilis e lançado em 1996

  • de Redação
  • 1 ano atrás
ICQ, "avô" do WhatsApp, ganha data para ser encerrado, após 28 anos no ar

O mensageiro ICQ, lançado em novembro de 1996, deixará de funcionar a partir do dia 26 de junho. Lembrado pelo alerta sonoro “uh-oh”, que tocava ao receber novas mensagens, e pela possibilidade de conversar com qualquer usuário do programa por meio de uma busca, o ICQ foi um dos precursores na área da mensagens instantâneas da internet, muito antes do WhatsApp e também do MSN.

A empresa russa Digital Sky Technologies, proprietária do VK, um clone do Facebook bastante popular na Rússia, comprou o ICQ em 2010, e desde então vinha mantendo o aplicativo em funcionamento para web, computadores e smartphones. No lugar do ICQ, a companhia incentiva o uso de seu VK Messenger.

O programa foi criado pela companhia israelense Mirabilis e lançado em 1996. Em 1998, foi comprado pela America Online (AOL). Até a virada do milênio, foi um dos aplicativos mensageiros mais populares, com mais de 100 milhões de contas registradas, de acordo com a Time Warner, que comprou a AOL em 2001. Na primeira metade da década de 2000, passou a perder espaço para o MSN Messenger, que já vinha instalado nos computadores com o sistema operacional Windows, da Microsoft.

Em 2010, quando foi comprado pela Mail.Ru, como o VK antes era conhecido, o ICQ tinha 42 milhões de usuários diários. Em 2022, ICQ tinha 11 milhões de usuários mensais.

O ICQ tinha diversas características inovadoras. Cada usuário tinha um número próprio, composto por oito dígitos, similar a um número de telefone, que podia ser compartilhado e adicionado por outras pessoas. Além da comunicação via mensagens, era possível enviar SMS e entrar em um bate-papo em que se via a digitação em tempo real dos usuários.

Outros recursos populares era a possibilidade de seleção de status, como online, invisível, ocupado ou offline. E, mesmo offline, o usuário poderia receber mensagens, que eram recebidas quando ele voltava a se conectar.

O programa era recheado de efeitos sonoros, do famoso “uh-oh” para o recebimento de mensagens, a um “parabéns a você”, tocado no dia do aniversário do usuário. Além disso, pequenas animações e recursos visuais deixavam o aplicativo bastante amigável.

Em suas versões mais recentes para smartphones, tanto Android quanto iOS, o ICQ trazia funções e visuais similares ao WhatsApp e Telegram.

Com informações de Estadão Conteúdo (Henrique Sampaio).
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Economia, Notícias, Tecnologia
  • Tags: comérciocomportamentoDigital Sky TechnologiesEconomiaempresasestratégiaICQinovaçãomensagem instataneamercadomercado&consumonegóciosserviçostecnologiaVKVK Messengerwhatsapp

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile