Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Consumidores gastam R$ 56,5 bilhões no 4º tri e foodservice volta aos patamares pré-pandemia

Valores representam um aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2021 e de 1% em relação a 2019

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Carga tributária e custo da alimentação fora de casa são preocupações em reforma

Um dos setores mais afetados pela pandemia de covid-19, o foodservice atingiu os níveis pré-pandemia no último trimestre de 2022, quando os consumidores tiveram um gasto de R$ 56,5 bilhões, segundo o estudo Crest, realizado em parceria com o Instituto Foodservice Brasil (IFB) e Mosaiclab. Os valores representam um aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2021 e de 1% em relação a 2019.

Já o ticket médio saltou 8% no período, em relação a 2021, chegando a R$ 19,27, e o fluxo de visitação nos estabelecimentos aumentou 2%.

“O setor de foodservice foi um dos mais afetados pelas restrições impostas para conter o avanço da covid-19. Porém, o setor é altamente resiliente e vem comprovando que pode se ressignificar. Não haverá um retorno ao normal, mas sim novos comportamentos e novas expectativas, e os empresários estão se adaptando”, afirma Lucas Roberto, head de marketing do IFB.

As redes de restaurantes ampliaram seu espaço no gasto do setor em relação a unidades independentes e mostram o peso do ticket médio superior, já que representaram 17% do tráfego em 2022, e 23% do gasto.

Comportamento de consumo

As refeições noturnas ampliaram seu peso no tráfego do setor, enquanto o almoço segue abaixo de patamares históricos. Os finais de semana também ampliaram seu espaço no foodservice, sinalizando que o histórico consumo core tem como desafio não apenas a recuperação, mas também os novos hábitos do consumidor.

“Agora, a meta é trazer de volta antigos clientes e atrair novos, dentro da nova dinâmica de consumo. Observamos uma nova configuração, com novos desafios para o foodservice, mas, acima de tudo, vemos a capacidade de adaptação e reinvenção do segmento”, diz Roberto.

O delivery e os canais digitais consolidam seu espaço, facilitando a vida dos consumidores, mas pulverizando mais a concorrência. Em 2022, 16% dos pedidos foram feitos por delivery, enquanto esse número era de 9% antes da pandemia. Pedidos feitos exclusivamente via aplicativos cresceram mais de 1.000% em relação a 2016, e já são o dobro do pré-pandemia.

“Agora, a meta é trazer de volta antigos clientes e atrair novos, dentro da nova dinâmica de consumo. Observamos uma nova configuração, com novos desafios para o foodservice, mas, acima de tudo, vemos a capacidade de adaptação e reinvenção do segmento”, diz Lucas.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilclienteClientesconsumidorconsumidoresconsumoCRESTEconomiaempresasfoodserviceIFBinovaçãoinvestimentomercadonegóciosprodutosserviçosvendas

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile