Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Meios de pagamento

Estudo repercute mercado de pagamentos recorrentes no Brasil

  • de Redação
  • 5 anos atrás
Pagamento recorrente

A Vindi , uma das 25 startups mais desejadas do Brasil, segundo o Prêmio LinkedIn TOP Startups, acaba de divulgar um estudo inédito para entender o comportamento dos pagamentos recorrentes no Brasil em 2019.

A pesquisa revela que este mercado cresceu 38,3% em número de transações e o método de pagamento mais utilizado foi o cartão de crédito (82%), seguido do boleto bancário (17,7%) e débito em conta, cartão de débito e carteira digital (0,03%).

O levantamento contempla dados de 10,4 milhões de usuários de cartão de crédito hospedados na plataforma da Vindi, que representam 20% do total de cartões utilizados no país.

Em relação ao gasto médio dos brasileiros em datas comemorativas, em 2019, o maior número foi decorrente da comemoração do Dia dos Namorados (com ticket médio de R$ 173), seguido do Natal (média de R$ 140) e Dia dos Pais (média de R$ 133).

A pesquisa aponta ainda que os segmentos que mais diminuíram a inadimplência foram: serviços (1º), educação (2º), clube de assinatura (3º) e fitness (4º).

Retentivas de pagamento e inadimplências

Em 2019, os clientes hospedados na plataforma da Vindi recuperaram 349.859 vendas, num total de R$ 53.834.886,15. As empresas conseguiram o retorno por meio de transações via retentativa simples – novas tentativas de cobrança – (59%), e-mail (27%) e painel administrativo (5%).

Em relação ao valor recuperado, a maioria veio por e-mail (44,84%), seguido da retentativa simples (40,94%) e via painel administrativo (5,4%).

De acordo com o head de Marketing da Vindi, Efrain Corleto, contar com um sistema online que oferece diversos métodos de cobrança, pode ser um grande diferencial para as empresas em relação aos concorrentes.

“Ao contrário do que alguns gestores ainda pensam, adotar um sistema de cobrança online não tem um custo alto, se considerarmos todas as vantagens geradas para o negócio como a redução de inadimplência, por exemplo”, afirma.

Transações por adquirente e bandeiras de cartões

As transações por adquirente – empresa que operacionaliza e efetua as transações financeiras em compras realizadas com cartão de crédito ou débito -, a Cielo (40,49%) foi a mais utilizada, seguida da Stone (23,56%), Global Payments (19,39%), Rede (9,84%) e Getnet (6,72%).

Já as bandeiras de cartão mais utilizadas foram a Mastercard (58%), Visa (36,56%) e Elo (3,78%).

* Imagem reprodução

  • Categories: Meios de pagamento, Notícias, Varejo
  • Tags: cartãocarteira digitalcartõesClientescobrançacomportamentocomprasdébitoEloempresasInadimplênciaMastercardmercadonegóciopagamentopesquisarecorrênciasistemaVisa

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile