Black Friday: Alimentos e Bebidas, Perfumaria e Cosméticos e Moda e Acessórios são destaque

Dados preliminares da NielsenIQ Ebit, no entanto, apontam para retração geral de vendas em relação a 2022

Black Friday: Alimentos e Bebidas, Perfumaria e Cosméticos e Moda e Acessórios são destaque
[the_ad id="169690"]

As categorias de Alimentos e Bebidas, Moda e Acessórios e Perfumaria e Cosméticos se destacaram na Black Friday de 2023, segundo dados preliminares de vendas recebidos pela NielsenIQ Ebit. Os mesmos dados apontam, no entanto, para um cenário de retração no e-commerce como um todo na comparação com a mesma data de 2022.

[the_ad id="138406"]

Números prévios recebidos neste sábado, 25, mostram que a sexta e a quinta-feira registraram faturamento negativo de dois dígitos na média do mercado, puxados para baixo pelo desempenho negativo das categorias de Telefonia, Eletrodomésticos e Informática. Os números indicam que o resultado de sexta-feira foi mais negativo que o de quinta.

“A avaliação do desempenho preliminar da Black Friday 2023 até o momento revela um cenário desafiador. A antecipação das compras na quinta-feira emergiu como um ponto importante, onde consumidores que possuíam alguma folga orçamentária optaram por realizar suas compras antes do evento principal”, afirma Marcelo Osanai, executivo responsável pela NielsenIQ Ebit.

[the_ad_group id="11688"]

Para ele, a manutenção das taxas de juros em patamares elevados e o endividamento das famílias são elementos-chave nesse cenário. “O consumidor adotou uma postura mais cautelosa. Ainda assim, ele demonstrou que está cada vez mais confortável em fazer suas compras online, o que se reflete no crescimento, por exemplo, da categoria Alimentos e Bebidas, que é algo que tem ganhado tração durante todo ano.”

Categorias com mais vendas na Black Friday

A categoria de Perfumaria e Cosméticos se consolidou como a protagonista de ganhos para o mês de novembro, mesmo apresentando desaceleração no curto prazo. A categoria apresentou alta de 26,7% de crescimento durante os dias 23 e 24 de novembro de 2023. De primeiro a 15 de novembro houve alta de 68,7% nas vendas na comparação com o ano passado.

Já a categoria de Alimentos e Bebidas, que apresentava estabilidade, ou 0,8% de alta, nos três dias que antecederam a Black Friday, durante o período promocional de quinta e sexta-feira apresentou crescimento de aproximadamente 6% e foi a segunda categoria que mais contribuiu para os ganhos da data.

Moda e Acessórios também se destacou e apresentou crescimento de 7% comparado ao período anterior.

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile