Consumidores sustentáveis voltam a crescer na América Latina após dois anos de queda

O levantamento foi realizado pela Kantar e destaca que lares menores, em breve, podem superar os lares maiores em práticas ecológicas

Consumidores sustentáveis voltam a crescer na América Latina após dois anos de queda
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Após dois anos de queda, os chamados eco-actives, consumidores mais comprometidos com a sustentabilidade na América Latina, voltam a crescer, representando 18% da população em 2023. Isso compõe um mercado de US$ 15 bilhões na compra de bens massivos de consumo, segundo levantamento “Sustentar para ganhar: Desvendando práticas ecológicas para alcançar o crescimento de marca”, da Kantar.

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O estudo indica que lares menores, em breve, podem superar os lares maiores em práticas ecológicas. Isso se deve ao fato de que 35% dos lares com apenas uma ou duas pessoas são classificados como eco-actives pela Kantar na América Latina. Esse índice é ainda mais notável na Argentina, atingindo 52,7%.

“Nossa exploração sobre sustentabilidade mais recente não pretende ser uma mera nota de rodapé nas crônicas da jornada ambiental da América Latina. Ela aspira a ser um farol, trazendo à superfície diferentes pontos de referência para um caminho transformador que temos pela frente”, destaca Kesley Gomes, Latam director da Kantar.

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Dificuldades enfrentadas

Diversos obstáculos dificultam que mais pessoas adotem práticas sustentáveis, criando um desafio significativo para a experiência de compra. Mesmo os eco-actives têm suas preocupações, especialmente sobre os preços dos produtos nesta categoria (70%).

Aém disso, existem outras barreiras, como a dificuldade em encontrar esses itens (61%) e a falta de informação (55%). Isso ressalta que mesmo os grupos mais engajados precisam de auxílio para entender o que estão adquirindo ou utilizando. O modo como os produtos são usados é um dos pontos cruciais na indústria atual, dado que o desperdício é fortemente desaprovado pelos consumidores. É essencial avaliar essas barreiras de forma interconectada.

“Os consumidores conscientes são uma força crescente que molda o futuro da indústria. Eles estão optando por marcas que se alinham aos seus valores. E se uma empresa consegue demonstrar um compromisso real com a gestão ambiental ou social, ela não apenas ganha uma venda, ganha confiança”, ressalta Kesley.

Isso sugere que os varejistas e fabricantes devem assumir um papel de liderança e orientar os consumidores. Eles desempenham uma função crítica no bem-estar do planeta como um todo. Isso é evidenciado pelo fato de que 50% dos latino-americanos buscam ativamente empresas que ofereçam maneiras de compensar seu impacto no meio ambiente e promover a diversidade, e 44% deixaram de comprar produtos devido ao seu impacto na natureza.

Imagem: Shutterstock

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