Lojas de vestuário e shopping centers têm maior movimento durante a Black Friday

Expectativa é de que a data movimente cerca de R$ 6,05 bilhões no e-commerce brasileiro

Black Friday

A Black Friday é considerada uma das datas mais importantes para o comércio e para os consumidores no Brasil, tanto para o varejo online quanto para o físico. E deve movimentar cerca de R$ 6,05 bilhões no e-commerce brasileiro, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). De olho no comportamento do consumidor, o Waze realizou um estudo com dados de navegação no app e mapeou quais setores tiveram aumento significativo no movimento.

Para se ter uma ideia, as lojas de vestuário cresceram 37% em navegações no período da Black Friday de 2021, em comparação com a média anual. Os shopping centers (34%) e as locadoras de veículos (45%) encabeçam o pódio dos estabelecimentos com o maior crescimento no número de navegação neste período.

“O crescimento das navegações para lojas de vestuário não é uma grande surpresa, visto que muitos consumidores aproveitam a Black Friday para renovar o guarda-roupa. Além disso, vestuário foi uma das categorias mais impactadas durante a pandemia. Logo, a aceleração percentual acaba sendo mais representativa neste momento de retomada versus outras categorias menos impactadas, como supermercados”, explica Heloisa Pinho, country manager do Waze no Brasil.

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Dados do Waze apontam ainda concentração nas navegações para estabelecimentos de varejo durante os últimos dias de novembro nos últimos três anos. A data ficou tão popular que, ao longo de todo o mês de novembro, os lojistas já começam a fazer promoções.

“As pessoas continuam deixando para realizar as compras da Black Friday na própria data. Apesar das promoções antecipadas, o movimento ainda é maior na semana e dia oficial. A expectativa é que nesse ano as navegações para o varejo sejam maiores que nos anos anteriores (com restrições) e até 2019, período pré-pandemia”, finaliza a executiva.

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