Monin investe R$ 400 milhões em primeira fábrica no Brasil

Empresa mira expansão também em outros países da América Latina

A multinacional francesa Monin, especializada em soluções aromáticas para bebidas artesanais e aplicações culinárias, acaba de inaugurar sua primeira fábrica no Brasil. A unidade, que contou com investimentos de R$ 400 milhões, é a sétima da companhia no mundo. O objetivo da Monin é fortalecer sua presença não só no Brasil, mas também em outros países da América Latina,

“Produzir localmente acelera nossa capacidade de criar, adaptar e entregar. Estamos mais próximos dos bartenders, baristas, chefs, produtores e consumidores – e isso nos conecta à criatividade viva que emana do Brasil”, afirma Alexandre Boyer, diretor-geral da Monin Brasil.

A fábrica está instalada em um terreno de 132 mil m², com 28 mil m² de edificações na primeira fase. Ela conta com produção local de cerca de 100 itens do portfólio global da Monin já no primeiro ano. Em menos de seis meses, mais de 1 milhão de garrafas foram produzidas no Brasil.

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A nova sede da Monin também se destaca pelo projeto arquitetônico e paisagístico, pensado como uma expressão física da cultura da marca: um espaço em que convivem técnica e sensibilidade, escala e artesanato. Esse espírito está simbolizado em um mural do artista Guilherme Kramer, o maior já feito em sua carreira, que cobre a fachada principal e evoca a reconciliação entre tradição e futuro.

Sustentabilidade e impacto positivo

A fábrica foi projetada com foco em eficiência hídrica e energética, com reaproveitamento de resíduos e preservação de 30 mil m² de área verde. A operação já gera mais de 200 empregos diretos e 500 indiretos e, em breve, será sede de iniciativas de responsabilidade social em temas como educação, agrofloresta, regeneração de terras e valorização da cultura local.

Cerca de 95% dos insumos utilizados são adquiridos no Brasil, fortalecendo cadeias produtivas locais, desde embalagens até frutas e ingredientes. “Este projeto mostra que é possível crescer no mundo mantendo o espírito familiar. No Brasil, encontramos talento, biodiversidade e criatividade que enriquecem a Monin. Hoje, podemos dizer que a Monin se tornou brasileira”, afirma Olivier Monin, CEO e neto do fundador.

Perspectivas de mercado

Presente no Brasil desde 2015 e já atuando em mais de 40 mil bares, cafeterias e restaurantes, a Monin agora amplia sua presença no varejo e aposta no crescimento de novas categorias, como os mocktails (drinks sem álcool). Segundo a IWSR, esse segmento cresce 7% ao ano no mundo e vem ganhando força entre consumidores brasileiros.

Globalmente, o setor de xaropes e soluções aromáticas movimentou US$ 27,5 bilhões em 2024 e deve superar US$ 41,4 bilhões até 2032, com crescimento anual médio de 5,25%, de acordo com a consultoria Data Bridge.

Imagem: Divulgação

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