A Mol Impacto lançou a quarta edição do Guia Mol de Produtos Sociais e, entre os produtos com pontuação máxima, estão a Ambev com a Água AMA, a Copacol com o Filé de Tilápia Outubro Rosa e a PremieRpet com a edição especial da ração PremieR Nattu Onçafari. O ranking de 2025 avaliou 70 produtos sociais comercializados em 2024.
O guia também destacou outras iniciativas que chamaram a atenção, como a campanha “Isso é mais que um batom”, da Vult em parceria com a Turma do Bem, reconhecida pelo alto nível de engajamento e impacto social na causa odontológica. Nesta edição, o projeto ampliou seu escopo com novos critérios de avaliação e contou com a participação de um júri externo formado por especialistas em propósito, ESG, comunicação e terceiro setor.
“Estamos acompanhando a evolução de um mercado que cresce e amadurece a cada ano. Nosso objetivo é dar visibilidade a essas práticas e estimular um padrão de qualidade cada vez mais alto para quem deseja unir negócios e impacto social com responsabilidade e consistência”, afirma Vanessa Henriques, Gerente de Projetos Institucionais da Mol Impacto e coordenadora da quarta edição do Guia Mol de Produtos Sociais.
Na categoria Emergência RS, criada em resposta às enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024, a coleção Todos Pelo RS, da Renner, recebeu medalha de ouro, enquanto o Chocolate Guri, da Garoto, foi premiado com a prata.
“Mais do que premiar, o Guia também tem a missão de educar e provocar reflexões no setor. Ao darmos visibilidade a essas boas práticas, incentivamos marcas e consumidores a enxergarem o enorme potencial de transformação que existe em cada ato de compra”, complementa Vanessa.
Na categoria Campeões de Transparência, foram reconhecidas as marcas com maior clareza na comunicação dos valores arrecadados e na aplicação dos recursos: Água AMA (Ambev), Crer para Ver (Natura) e Tilápia Outubro Rosa (Copacol). Já no eixo dedicado ao terceiro setor, que contempla produtos desenvolvidos diretamente por organizações da sociedade civil, o pódio foi formado por Ampara Store, Agenda Mário Penna e Adote um Gatinho.
Os critérios de avaliação buscaram valorizar práticas como comunicação clara nas embalagens, pontos de venda e redes sociais; prestação pública de contas sobre os valores arrecadados e sua aplicação; além da capacidade de engajar e sensibilizar o consumidor em relação à causa apoiada.
Imagem: Envato