Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

O sucesso de um negócio não é definido pela adoção precipitada de novas tecnologias

Executivos debatem até onde a adoção de ferramentas atrapalha ou ajuda o consumidor

  • de Gabrielly Mendes
  • 2 anos atrás
tecnologias

Novas tecnologias surgem a todo momento e sempre há oportunidade para inovação, mas o básico realizado com competência é a chave para conquistar o consumidor em meio a um infinito número de concorrentes.

A premissa é defendida por Leandro Salcedo, gerente de Marketing Digital da Philips, Júlio Damasceno, gerente nacional de Vendas & E-commerce da Signify, e Carolina Pavan, executiva de Contas da Infracommerce.

Os executivos estiveram juntos durante o Congresso Indústria Digital ’23, no auditório Go To Market by Infracommerce. A mediação foi feita por Gustavo Grohmann, editor da Mercado&Consumo.

A experiência do consumidor é alvo de constante preocupação dos varejistas. Pensando nisso, muitos adotam o sistema de atendimento via chatbot. A ferramenta, porém, ainda apresenta erros que comprometem a jornada do consumidor.

Pavan argumenta que, utilizando meios tecnológicos ou humanos, o importante é garantir que o cliente esteja satisfeito. “É ruim ser atendido por um chatbot que não funciona, mas também é horrível ser atendido por uma pessoa que não resolve o seu problema. Em qualquer um dos casos, não a solução nao é eficiente se não resolve o problema do consumidor final”, argumenta.

A terceira edição do estudo FlashBlack, realizado pela R/GA a pedido do Google Cloud mostra que os chatbots ainda não estão prontos para atender o cliente de forma satisfatória.

O estudo analisou a experiência de compra e infraestrutura tecnológica de 25 e-commerces de varejo do Brasil durante toda a temporada da Black Friday de 2022, incluindo aspectos como recursos de acessibilidade, tempo de carregamento das páginas, demora na entrega e eficácia do sistema de busca.

Somente 3 sites de varejo utilizam chatbots com linguagem natural. A variação do chatbot permite que a ferramenta realize mais do que perguntas pré-definidas no aplicativo, promovendo uma relação de identificação com o consumidor. Além disso, nenhum chatbot dos e-commerces conseguiu responder dúvidas sobre entregas ou itens colocados no carrinho.

Digitalização dos canais 

Capturar a atenção do consumidor se torna cada vez mais difícil com marcas a um clique de distância. “Quando pensamos no dia a dia dos nossos canais digitais, tentamos ofertar para o consumidor a melhor opção de compra e uma experiência adequada dentro do nosso site”, afirma Damasceno.

Para Salcedo, é importante estar disposto a conhecer novas tecnologias, mas colocar o consumidor no centro e não sobrepô-lo é fundamenta. Para ele, isso é humanização.

“Não sabemos como a tecnologia vai estar daqui a alguns anos, mas vamos estar preparados se conhecermos nosso consumidor. Uma estrutura de CRM robusta e relatórios vão ajudar, mas ir a campo e conhecer o cliente é a receita do bolo para alavancar as vendas”, finaliza.

Com informações de Mercado&Tech powered by Infracommerce.
Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Economia, Notícias, Tecnologia
  • Tags: BrasilclienteClientesconsumidoresconsumodigitale-commerceecommerceempresasestratégiainovaçãomercadonegóciosonlineprodutosserviçostecnologiavarejovendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile