Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Apenas 38% dos varejistas investem em sistemas de gestão de estoque

Armazenamento adequado de produtos é um dos principais desafios do setor

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Apenas 38% dos varejistas investem em um sistema de gestão de estoque

O armazenamento adequado de produtos para equilibrar a quantidade adequada de produtos nas lojas e cumprir os prazos de entrega de e-commerce segue como um dos principais desafios do varejo. O investimento em tecnologia para integra a logística e o estoque ainda é baixo no Brasil.

Segundo o Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Logística, pesquisa encomendada pela Totvs e conduzida pela H2R Pesquisas Avançadas, 92% dos varejistas possuem um setor voltado à gestão de armazenagem, mas apenas 38% investem em um sistema de gestão para essa área da empresa.

Outro ponto de atenção revelado pela pesquisa é a baixa adoção de tecnologias voltadas à gestão de transporte: apenas 20% dos entrevistados possuem sistema de gestão de transporte (TMS), apesar de 76% das empresas entrevistadas possuírem um setor voltado à gestão de transporte.

“A intralogística dos varejistas ainda é um tema que demanda atenção, uma vez que o pedido é feito e precisa ser direcionado para o transporte o quanto antes para chegar a um cliente que requer cada vez mais agilidade. A aplicação de tecnologias capazes de gerir o estoque, modernizá-lo e, consequentemente, aumentar a produtividade é fundamental”, afirma Elói Assis, diretor-executivo de Varejo da Totvs.

A pesquisa também mostrou que os varejistas já adotam soluções voltadas para otimização e roteirização logística (44%) e integração de rastreamento (39%), ainda que ambos os resultados estejam abaixo da média dos outros setores entrevistados – 70% e 47%, respectivamente.

Por outro lado, o segmento apresenta um melhor uso de dispositivos móveis na operação (51%) e de sistemas de código de barras/RFID/BEACON (48%), este último inclusive superior à média dos demais embarcadores.

Investimentos futuros

Quando questionados sobre os investimentos futuros para os próximos dois anos, destacam-se as soluções de gestão de custo logístico (36%), sistema checklist e gestão de armazenagem (ambos com 35%), as ferramentas de tracking/previsão de entrega (31%) e sistemas de coleta e entrega de mercadorias (30%).

“São intenções que acompanham a necessidade do setor, uma vez que a maior parte dos varejistas são B2C, ou seja, se relacionam diretamente com o consumidor final e precisam oferecer a melhor experiência de compra possível e atingir um alto nível de satisfação entre esses”, destaca o executivo da Totvs.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias
  • Tags: Brasilconsumidorconsumidoresdigitale-commerceecommerceEconomiaempresasinovaçãoinvestimentonegóciosonlinepandemiaprodutosserviçostecnologiavarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile