Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

Reclame Aqui: 96% dos consumidores leem avaliações no Google antes de comprar

Nove em cada dez entrevistados no estudo do Reclame Aqui descartam empresas com nota inferior a 4 no Google

  • de Redação
  • 4 meses atrás
Reclame Aqui: 96% dos consumidores leem avaliações no Google antes de comprar

No Brasil, 96% das pessoas leem avaliações de outros consumidores antes de escolher uma loja física para realizar uma compra. Segundo um levantamento realizado pelo Reclame Aqui, em parceria com a Harmo, 70% dos consumidores analisam tanto avaliações positivas quanto negativas antes de decidir onde comprar.

Intitulada “Decisão Local 2025 – A influência das avaliações do Google na jornada do consumidor”, a pesquisa entrevistou 1.591 pessoas e revelou que a quantidade de estrelas conquistadas no Google influencia diretamente a opinião dos consumidores. Nove em cada dez entrevistados descartam empresas com nota inferior a 4 no Google. Outros 40% consideram apenas empresas com avaliação acima de 4,5 estrelas.

“Ter uma presença digital forte e bem gerenciada não é mais um diferencial competitivo, mas uma exigência. Os resultados dessa pesquisa inédita sobre o comportamento do consumidor brasileiros corroborou para o que sempre afirmamos: que a reputação digital influencia diretamente na escolha do local e as empresas que levam isso a sério estão atraindo mais clientes do que as que estão negligenciando o poder das avaliações dos seus clientes”, diz Santiago Edo, cofundador e CEO da Harmo.

Entre os segmentos nos quais as avaliações dos clientes têm maior peso na decisão de compra, destacam-se lojas de departamento, restaurantes, prestadores de serviço, supermercados e lojas de roupas, entre os 13 segmentos analisados.

O levantamento também aponta que 43% dos consumidores precisam ler pelo menos 10 avaliações antes de escolher uma loja. Além da nota alta e da quantidade de avaliações, a frequência das avaliações também é relevante: 27% dos entrevistados só escolhem estabelecimentos com avaliações recentes, publicadas nos últimos sete dias.

Por que avaliar uma empresa?

Quando questionados sobre os motivos para avaliar empresas no Google, 82,6% dos consumidores disseram que fazem isso para ajudar outros clientes a tomar a melhor decisão. Ou seja, a maioria dos consumidores não está se comunicando diretamente com a empresa ao deixar uma avaliação.

“Os consumidores estão falando entre eles e esse comportamento ainda não foi compreendido pelas empresas, que tratam os reviews da mesma forma que tratam as mensagens dos clientes recebidas pelo SAC ou pelas mídias sociais, onde o cliente está, sim, falando com a empresa. Ao tratar os reviews dessa forma, com viés de SAC, as empresas erram feio”, explica Edo. 

As interações nas avaliações influenciam diretamente a decisão de compra: 98,5% dos consumidores prestam atenção nas opiniões de outros clientes e, para 76,5%, as respostas das empresas são fundamentais na escolha do local de compra.

Imagem: Freepik

  • Categories: Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: avaliaçõesBrasilclienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumocrescimentodigitale-commerceecommerceFaturamentogooglelojalojasmarcasmercadomercado&consumonegóciosprodutosreclame aquiserviçosvarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile