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Home Artigos

Programas de assinatura. Direto da indústria para dentro da sua casa

Cristiano de Paula Leite de Cristiano de Paula Leite
26 de fevereiro de 2019
no Artigos, Destaque do dia, Gestão
Tempo de leitura: 3 minutos

O movimento da criação de canais diretos e exclusivos comandados pelas indústrias se consolida num contexto onde novos modelos de negócios são testados e desenvolvidos a cada dia por todo o mercado.

As iniciativas que surgem tem como objetivo principal gerar mais valor para o consumidor final já que ele está muito mais empoderado e transita no mundo digital e físico de forma bem mais engajada.

São vários os motivos que justificam essa demanda e destacaria como principais a necessidade de atender um cliente que busca diferenciação, customização, personalização e, principalmente, conveniência.

Do outro lado, a indústria ganha ao desenvolver um canal de vendas direto com seu consumidor desde que seja suportado por estratégia de canais consistente.

Estabelecer essa conexão direta significa uma relação ‘’ganha- ganha’’ já que nesse modelo a marca se relaciona com seus clientes de várias formas e, consequentemente, pela proximidade que se cria com os consumidores (inclusive coletando informações relevantes em tempo real). Além disso, a interatividade direta aprimora a percepção da imagem da marca, garante uma oferta de sortimento mais qualificada e melhores margens na operação.

O mercado tem nos mostrado que modelos que envolvem a desintermediação são crescentes, inevitáveis e principalmente irreversíveis quando bem gerenciados e executados.

Outro fato que fortalece esse movimento é o nível de aderência deste tipo de estratégia para uma ampla gama de setores. Hoje no Brasil e no mundo existem vários casos de sucesso da indústria indo para o varejo em setores totalmente distintos. De alimentos e bebidas a segmentos como o de materiais de construção e medicamentos.

Dentre as formas de atuação que a indústria utiliza, combinando as características do modelo tradicional com inovação, experiências para o cliente e serviços relacionados ao negócio, poderíamos destacar o potencial dos chamados programas de assinaturas como um modelo relevante.

Neste formato, os clientes buscam a compra de um produto com valor diferenciado, na periodicidade desejada, com a entrega no local escolhido.

O programa de assinatura atual não é mais apenas a compra de produtos com descontos, com a entrega recorrente em casa. Passou a ser uma nova forma de relacionamento entre cliente e empresa, podendo potencializar muitas das iniciativas multicanais das companhias.

Além disso, trata-se de uma ferramenta poderosa de fidelização, receita recorrente e, principalmente, de geração de insights direto da fonte consumidora.

Os clubes ou programas de assinatura ganharam força no país nos últimos anos e em tempos de crise econômica têm sido um alento para os consumidores que não querem abrir mão de certos luxos, mas que também não querem gastar muito.

O segmento no Brasil já movimenta centenas de milhões por ano e já é responsável pela criação e fomentação de um ecossistema de empresas que suporta operações como as que oferecem serviços de entrega agendada.

Além de entregas programadas e de garantir conveniência para seus clientes, esse modelo possibilita também trabalhar com estoques previsíveis e diminuem o custo de aquisição e retenção de clientes. E se trabalhado com curadoria específica e com produtos exclusivos, sua relevância altera positivamente hábitos de consumo a favor de seus produtos.

O modelo veio para ficar, mas, de longe, é um formato que só é possível evoluir ao longo prazo caso a empresa tenha capacidade de explorar ao máximo a base de dados gerada e retroalimentar a base de assinantes com novidades e diferenciações constantes.

Obviamente seguir um caminho como esse envolve uma discussão estratégica ampla dentro das empresas. De fato é um modelo que impacta em áreas internas e externas do negócio. Um planejamento e entendimento superficial de como viabilizar um programa de assinaturas pode causar efeitos devastadores em toda a cadeia do seu negócio, sobretudo junto aos consumidores finais.

Se você quer literalmente estar próximo, dentro da casa do seu cliente e de forma blindada, vale estudar e manter esse tema no seu radar.

Nota: Considere apoio especializado para que sua iniciativa de diversificação e desenvolvimento de novos canais seja consistente. Nossos especialistas contribuem na definição da estratégia, no acesso aos cases nacionais/internacionais  e principalmente no modelo do negócio mais apropriado para o momento e desafios da sua empresa. Saiba mais sobre nossa atuação e cases de sucesso em: www.gseconsult.com.br.

* Imagem reprodução

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Cristiano de Paula Leite

Cristiano de Paula Leite é head de Relacionamento com o mercado da Gouvêa Consulting, empresa de consultoria do ecossistema da Gouvêa que atua na transformação de negócios associados ao varejo e consumo.

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