Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Via adota novo sistema de gestão de logística no maior Centro de Distribuição da AL

Empresa é a primeira do varejo brasileiro a converter sistema de gerenciamento para o armazenamento de dados na nuvem

  • de Redação
  • 2 anos atrás
Via

A Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.com.br, implantou uma novidade no setor de logística. Agora, a companhia utilizará o Manhattan Active Warehouse Management (WMS), sistema baseado em nuvem, para otimizar e melhorar a eficiência na operação do Centro de Distribuição (CD) de Jundiaí, no interior de São Paulo.

Com isso, a empresa se tornou a primeira do varejo brasileiro a converter um sistema de gerenciamento logístico para o armazenamento de dados na nuvem. 

A Via iniciou a parceria com a Manhattan em 2018 e, recentemente, adotou um software mais robusto e escalável. O sistema permite uma melhoria na gestão de processos logísticos e na eficiência do CD de Jundiaí, considerado o coração logístico da rede. Ao todo, são 306 mil m² de área para estocar e distribuir produtos das marcas e de parceiros, fato que o torna o maior da América Latina. 

Após a implantação no CD de Jundiaí, outros nove CDs passarão a fazer uso do novo sistema Manhattan. Segundo a Via, a expectativa é que cerca de 90% da malha logística esteja atualizada até o final de 2023. A estratégia tem como foco principal melhorar a integração digital que é demandada pela área de e-commerce. 

Para Fernando Gasparini, diretor de Logística da Via, a nova ferramenta irá facilitar a estratégia de omnicanalidade da Via. “Com o novo WMS da Manhattan, a divisão do estoque passa a ser mais eficaz entre todos os nossos canais de comercialização e isso conversa com a missão da empresa que é vender onde, como e quando o cliente quiser”, complementa. 

O diretor ainda destacou que a solução trará outra grande vantagem, a otimização e ganho de tempo em processos internos. Além disso, a atualização automática do software a cada 90 dias é uma das vantagens citadas. 

Investimentos em tecnologia 

Nos últimos três anos, a Via investiu em soluções de tecnologia e infraestrutura para melhorar a atender clientes com mais rapidez e eficácia. Além dos clientes, as melhorias visam também o atendimento dos parceiros de negócios no marketplace e fora de ser ecossistema. 

A nova tecnologia implantada, por exemplo, possibilitará a ampliação das operações 3P (comercializados por parceiros do marketplace), pilar da estratégia de omnichannel da Via. Como consequência, irá fortalecer a oferta de serviços para diferentes demandas, como o fullfilment e o full comerce, além de soluções logísticas para outros negócios. 

Atualmente, o fullfilment já corresponde a mais de 16% do Envvias, serviço exclusivo de postagem e entrega do marketplace da Via. Já no volume de entregas próprias pelo sistema da varejista alcança a marca de 64%. 

Imagem: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Logística, Notícias, Varejo
  • Tags: Brasilcomérciocomprasconsumidorconsumidoresconsumodigitale-commerceempresasestratégiaexpansãoinovaçãoLogísticamercadonegóciosonlineprodutossoftwaretecnologiavarejovendasVia

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile