Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Via adota novo sistema de gestão de logística no maior Centro de Distribuição da AL

Empresa é a primeira do varejo brasileiro a converter sistema de gerenciamento para o armazenamento de dados na nuvem

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Via

A Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.com.br, implantou uma novidade no setor de logística. Agora, a companhia utilizará o Manhattan Active Warehouse Management (WMS), sistema baseado em nuvem, para otimizar e melhorar a eficiência na operação do Centro de Distribuição (CD) de Jundiaí, no interior de São Paulo.

Com isso, a empresa se tornou a primeira do varejo brasileiro a converter um sistema de gerenciamento logístico para o armazenamento de dados na nuvem. 

A Via iniciou a parceria com a Manhattan em 2018 e, recentemente, adotou um software mais robusto e escalável. O sistema permite uma melhoria na gestão de processos logísticos e na eficiência do CD de Jundiaí, considerado o coração logístico da rede. Ao todo, são 306 mil m² de área para estocar e distribuir produtos das marcas e de parceiros, fato que o torna o maior da América Latina. 

Após a implantação no CD de Jundiaí, outros nove CDs passarão a fazer uso do novo sistema Manhattan. Segundo a Via, a expectativa é que cerca de 90% da malha logística esteja atualizada até o final de 2023. A estratégia tem como foco principal melhorar a integração digital que é demandada pela área de e-commerce. 

Para Fernando Gasparini, diretor de Logística da Via, a nova ferramenta irá facilitar a estratégia de omnicanalidade da Via. “Com o novo WMS da Manhattan, a divisão do estoque passa a ser mais eficaz entre todos os nossos canais de comercialização e isso conversa com a missão da empresa que é vender onde, como e quando o cliente quiser”, complementa. 

O diretor ainda destacou que a solução trará outra grande vantagem, a otimização e ganho de tempo em processos internos. Além disso, a atualização automática do software a cada 90 dias é uma das vantagens citadas. 

Investimentos em tecnologia 

Nos últimos três anos, a Via investiu em soluções de tecnologia e infraestrutura para melhorar a atender clientes com mais rapidez e eficácia. Além dos clientes, as melhorias visam também o atendimento dos parceiros de negócios no marketplace e fora de ser ecossistema. 

A nova tecnologia implantada, por exemplo, possibilitará a ampliação das operações 3P (comercializados por parceiros do marketplace), pilar da estratégia de omnichannel da Via. Como consequência, irá fortalecer a oferta de serviços para diferentes demandas, como o fullfilment e o full comerce, além de soluções logísticas para outros negócios. 

Atualmente, o fullfilment já corresponde a mais de 16% do Envvias, serviço exclusivo de postagem e entrega do marketplace da Via. Já no volume de entregas próprias pelo sistema da varejista alcança a marca de 64%. 

Imagem: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Logística, Notícias, Varejo
  • Tags: Brasilcomérciocomprasconsumidorconsumidoresconsumodigitale-commerceempresasestratégiaexpansãoinovaçãoLogísticamercadonegóciosonlineprodutossoftwaretecnologiavarejovendasVia

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile