Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Alfama lança lab de gastronomia para formação no mercado de foodservice

A produção e oferta de conteúdo será baseada em cursos, palestras e workshops presenciais e online

  • de Redação
  • 8 meses atrás
Alfama lança lab de gastronomia para formação no mercado de foodservice

A Alfama Foods inaugurou um espaço dedicado à formação e qualificação de profissionais do setor de foodservice, o Alfama Lab. Localizado no espaço Scuola Eataly, em São Paulo, o laboratório oferecerá cursos, palestras e workshops, presenciais e online, com foco em capacitar operadores de restaurantes e lanchonetes.

A proposta é levar conhecimento prático e estratégico para toda a cadeia do setor, abordando desde tendências de consumo até práticas que aumentem a produtividade. A produção e oferta de conteúdo será baseada em cursos, palestras e workshops presenciais e online para operadores de foodservice, sempre com foco B2B2C. Serão convidados experts nas áreas e nos nichos que a Alfama atende ou pretende alcançar para que os conteúdos sejam relevantes e gerem interesse do público.

“O Alfama Lab vem para acelerar nossa missão de tornar o mercado mais forte e sustentável. Será um movimento estratégico para fomentar um mercado ainda muito carente de conhecimento aplicado e prático no dia a dia”, afirma Douglas Martins, diretor de marketing da Alfama.

Um mercado promissor, mas carente de suporte

Com mais de 1,6 milhão de estabelecimentos e faturamento acima de R$ 217,6 bilhões, o mercado brasileiro de foodservice ocupa a quinta posição mundial no segmento de alimentação fora do lar. Apesar do potencial, o setor enfrenta desafios como desperdício, falta de capacitação e dificuldades na gestão.

De acordo com uma pesquisa da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), 73% dos operadores buscam informações sobre comportamento do consumidor e tendências, enquanto 72% procuram produtos que melhorem a produtividade. O Alfama Lab chega para preencher essa lacuna, oferecendo soluções personalizadas e relevantes para atender a essas demandas.

Além do laboratório, a empresa já investe em capacitação por meio do programa Máquina de Vendas, um canal de relacionamento com os donos de restaurantes e distribuidores. Entre 2023 e 2024, mais de 1.480 operadores foram ouvidos para entender quais melhorias são necessárias, os produtos preferidos e opinião sobre a empresa.

O projeto também treina e capacita distribuidores e os vendedores das distribuidoras para aprender a argumentar sobre o portfólio da Alfama. Foram treinadas mais de 12 mil pessoas no último ano, com taxa de crescimento em faturamento do operador de mais de 23%.

Imagem: Divulgação

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile