Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

Tentativas de fraudes no e-commerce crescem 27,35% em outubro

O indicador mensal da Equifax BoaVista contabilizou quase 600 mil tentativas em setembro deste ano

  • de Redação
  • 7 meses atrás
Tentativas de fraudes no e-commerce crescem 27,35% em outubro

As tentativas de fraudes no comércio eletrônico brasileiro aumentaram 27,35% em outubro de 2024, segundo o Indicador Mensal de Fraude da Equifax BoaVista. Em relação a setembro deste ano, que contabilizou quase 600 mil tentativas, o ticket médio das compras fraudulentas de outubro foi de R$ 422,90.

A Equifax BoaVista, especializada em soluções antifraudes, informou que suas ferramentas evitaram prejuízos de cerca de R$ 1,1 bilhão no setor.

O ticket médio das fraudes aumentou 4,4% em outubro de 2024, quando comparado ao mesmo mês de 2023. Os dispositivos móveis, especialmente os que utilizam Google Chrome, foram responsáveis por 6,36% das fraudes detectadas no mês.

Estados e horários com mais incidência

Os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo concentraram 22,61% das tentativas de golpes, enquanto Acre, Amapá e Roraima registraram os menores índices, totalizando 927 tentativas (0,13%). A maior parte dos golpes ocorreu às quartas e quintas-feiras (34,23%), com pico às 14h, e o menor número de registros foi às 4h da madrugada.

Dias com menor tentativas de fraudes

Os finais de semana, especialmente os domingos, apresentaram o menor índice de fraudes (11,36%). Já as terças-feiras lideraram o volume de vendas, com 17,87% das transações, correspondendo a cerca de 3,4 milhões.

Pedro Tavares, superintendente de Produtos de Identidade e Fraude da Equifax BoaVista, destacou a sofisticação das estratégias dos golpistas. “As fraudes acontecem durante o dia para se camuflarem entre as transações legítimas, dificultando a identificação por sistemas antifraude. Isso reforça a necessidade de os e-commerces estarem equipados com soluções capazes de acompanhar o avanço das técnicas utilizadas.”

A análise ressalta a importância de investimentos em tecnologia para proteger o setor varejista, em constante crescimento e alvo preferido de criminosos digitais.

Black Friday

Recentemente a Visa divulgou as principais táticas que os cibercriminosos costumam utilizar para cometer fraudes durante esse período no país. A empresa, que nos últimos cinco anos investiu globalmente mais de US$11 bilhões para reforçar a segurança e reduzir fraudes, alerta que tanto negócios como pessoas físicas estão sujeitos aos ataques maliciosos.

Para alertar e tentar preparar as empresas para a Black Friday deste ano, a Visa listou as três principais modalidades de fraudes online: phishing para fraudar autenticações, ransomware e enumeração.

Com informações de Estadão Conteúdo (Mateus Cerqueira)
Imagem: Shutterstock

  • Categories: E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: Black FridayBrasilcomérciocomércio eletrônicocomprasconsumidorconsumidoresconsumodigitalecommerceEconomiaempresasfraudesgastosonlineprejuízosticketVarejistasvarejoVisa

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

de Redação 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile