Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

Tentativas de fraudes no e-commerce crescem 27,35% em outubro

O indicador mensal da Equifax BoaVista contabilizou quase 600 mil tentativas em setembro deste ano

  • de Redação
  • 8 meses atrás
Tentativas de fraudes no e-commerce crescem 27,35% em outubro

As tentativas de fraudes no comércio eletrônico brasileiro aumentaram 27,35% em outubro de 2024, segundo o Indicador Mensal de Fraude da Equifax BoaVista. Em relação a setembro deste ano, que contabilizou quase 600 mil tentativas, o ticket médio das compras fraudulentas de outubro foi de R$ 422,90.

A Equifax BoaVista, especializada em soluções antifraudes, informou que suas ferramentas evitaram prejuízos de cerca de R$ 1,1 bilhão no setor.

O ticket médio das fraudes aumentou 4,4% em outubro de 2024, quando comparado ao mesmo mês de 2023. Os dispositivos móveis, especialmente os que utilizam Google Chrome, foram responsáveis por 6,36% das fraudes detectadas no mês.

Estados e horários com mais incidência

Os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo concentraram 22,61% das tentativas de golpes, enquanto Acre, Amapá e Roraima registraram os menores índices, totalizando 927 tentativas (0,13%). A maior parte dos golpes ocorreu às quartas e quintas-feiras (34,23%), com pico às 14h, e o menor número de registros foi às 4h da madrugada.

Dias com menor tentativas de fraudes

Os finais de semana, especialmente os domingos, apresentaram o menor índice de fraudes (11,36%). Já as terças-feiras lideraram o volume de vendas, com 17,87% das transações, correspondendo a cerca de 3,4 milhões.

Pedro Tavares, superintendente de Produtos de Identidade e Fraude da Equifax BoaVista, destacou a sofisticação das estratégias dos golpistas. “As fraudes acontecem durante o dia para se camuflarem entre as transações legítimas, dificultando a identificação por sistemas antifraude. Isso reforça a necessidade de os e-commerces estarem equipados com soluções capazes de acompanhar o avanço das técnicas utilizadas.”

A análise ressalta a importância de investimentos em tecnologia para proteger o setor varejista, em constante crescimento e alvo preferido de criminosos digitais.

Black Friday

Recentemente a Visa divulgou as principais táticas que os cibercriminosos costumam utilizar para cometer fraudes durante esse período no país. A empresa, que nos últimos cinco anos investiu globalmente mais de US$11 bilhões para reforçar a segurança e reduzir fraudes, alerta que tanto negócios como pessoas físicas estão sujeitos aos ataques maliciosos.

Para alertar e tentar preparar as empresas para a Black Friday deste ano, a Visa listou as três principais modalidades de fraudes online: phishing para fraudar autenticações, ransomware e enumeração.

Com informações de Estadão Conteúdo (Mateus Cerqueira)
Imagem: Shutterstock

  • Categories: E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: Black FridayBrasilcomérciocomércio eletrônicocomprasconsumidorconsumidoresconsumodigitalecommerceEconomiaempresasfraudesgastosonlineprejuízosticketVarejistasvarejoVisa

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile