Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home E-commerce

Dicas para fidelizar clientes de e-commerce na Black Friday? Temos, sim senhor!

Data tem grande potencial para conquistar consumidores e potencializar vendas

  • de Redação
  • 3 anos atrás
Dicas para fidelizar clientes de e-commerce na Black Friday? Temos, sim senhor!

No radar de mais de 70% dos consumidores brasileiros, a Black Friday 2022 começou! A data promete movimentar principalmente os setores têxtil, papelaria, smartphones e eletroportáteis – de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos.

O especialista de Marketing de Produtos da JET, Elvis Gomes, revela que a data pode ser usada de forma estratégica para atrair e fidelizar clientes no e-commerce.

“No varejo digital, o que mantém a saúde financeira do negócio é a recompra. Não é sustentável para a loja online receber o mesmo usuário uma única vez – precisamos que ele volte e considere aquele site como uma opção de pesquisa assim que sentir a necessidade de comprar algo”, explica.

Elvis Gomes também destaca o papel da Copa do Mundo, que vai potencializar a atração de novos visitantes aos marketplaces, já que pessoas que não costumam procurar por determinados produtos podem entrar em novos sites por conta do evento.

“Uma pesquisa da Nielsen e Toluna revelou que metade dos brasileiros pretendem fazer compras na data com o objetivo de assistir aos jogos da Copa do Mundo, enquanto apenas 33% ainda não sabem o que vão comprar e devem decidir na hora”, pontua.

Diante disso, o especialista apresenta algumas dicas para ajudar os lojistas a aproveitarem ao máximo o potencial da Black Friday no varejo digital.

Reputação da marca

Como está a imagem da sua empresa na internet? Lembre-se que todo mundo está pesquisando bastante na Black Friday. Por isso, se o ‘Reclame Aqui’ estiver cheio de clientes insatisfeitos, suas redes sociais estiverem com muitos comentários negativos e seu site com avaliações ruins, dê um passo para trás.

Melhore sua imagem de marca. Lembre-se que na Black Friday as pessoas estão dispostas a buscar informações sobre as lojas, comparando não apenas preços, mas experiências de compra também.

Conversão e fidelização

As marcas podem usar a Black Friday como isca para ‘fisgar’ novos clientes – a ideia é que eles comprem novamente no seu site após a data.

Para conquistá-los, proporcione uma excelente experiência de compra, com boa usabilidade, que deve ser acompanhada de um prazo realista de frete e suporte online para tirar dúvidas e auxiliar nas compras.

Produtos em promoção

Se quiser, o lojista pode escolher colocar apenas alguns SKUs em oferta, e não a loja toda. Uma possibilidade é aplicar descontos somente em itens que estão parados no estoque. Para oferecer bons preços sem alterar tanto a lucratividade, proponha parcerias e acordos com fornecedores.

Mantenha o foco em oferecer preços que realmente fazem a diferença no bolso do cliente, porque na Black Friday não se poupa tempo para pesquisar e encontrar as melhores ofertas.

Cyber Monday

O lojista precisa lembrar da Cyber Monday, que é uma oportunidade de escoar os itens que foram anunciados e não venderam bem na Black Friday. Para eles, vale a pena usar a segunda-feira logo após o final de semana da Black, pois, além de aumentar a possibilidade de ganhos financeiros, esta ação também atrai novos usuários para o e-commerce.

Base de ouro

Para quem precisa economizar nos anúncios online, é recomendado usar a própria base de clientes para fazer ações antes, durante e depois da Black Friday, com disparos de e-mail marketing e divulgação nas redes sociais, por exemplo.

Isso vai fazer as pessoas se lembrarem do seu e-commerce, o que pode gerar até vendas antecipadas – especialmente se houver descontos especiais para os clientes atuais.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: E-commerce, Notícias
  • Tags: Black FridayBrasilClientesCom foto (única)comérciocomportamentoconsumidorconsumidoresconsumoe-commerceecommercemercadoNewslettervarejistaVarejistasvarejovendas

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile