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Pandemia pode impactar desempenho do varejo no fim de ano, alerta estudo do IBV

Preocupações relacionadas à covid-19 estão atrapalhando o retorno da tradicional temporada de compras

  • de Redação
  • 4 anos atrás
Pandemia pode impactar desempenho do varejo no fim de ano, alerta estudo do IBV

Embora haja indicadores iniciais de que as pessoas estão se sentindo um pouco mais festivas para a temporada de férias de 2021 do que estavam em 2020, as preocupações relacionadas com a pandemia de covid-19 estão atrapalhando o retorno da tradicional temporada de compras e sinalizando maior alocação do orçamento familiar em viagens e atividades locais.  É o que aponta novo estudo global de consumo do Instituto for Business Value (IBV) da IBM realizado com mais de 13.000 adultos em nove países, incluindo México e Brasil.

Se por um lado confirmou que a vacinação aliviou as restrições ao comércio, a pesquisa também indicou que as pessoas ainda estão considerando cuidadosamente a segurança da socialização, das compras e de viagens, fazendo escolhas com grande cautela.

“De certa forma, os desafios enfrentados pelas marcas e varejistas em 2021 são mais complexos do que aqueles enfrentados pela indústria quando a pandemia começou. Consumidores se tornaram mais tecnológicos, pesquisando mais a cada compra e enfatizando mais a experiência”, afirma Carlos Capps, líder das indústrias de Varejo, Consumo, Saúde e Agricultura da IBM Consulting, para a América Latina.

Segundo ele, com a contínua evolução desse comportamento e do “landscape” de competidores, as empresas com melhor adaptabilidade e maior poder de inovação terão mais chance de prevalecer. “É necessário ter uma mentalidade de uma transformação digital contínua e utilizar automação, AI, blockchain e tecnologias de nuvem híbrida a favor da experiência do consumidor.”

Orçamento menor para as compras

A pesquisa mostrou ainda que, globalmente, o orçamento para as compras de fim de ano está 13% abaixo do que em 2019 e 30% acima de 2020. No Brasil, onde 80% dos consumidores disseram que vão às compras neste final de ano, o aumento teria sido menor, de 18%.

Ainda segundo o trabalho, mais de um em cada quatro adultos entrevistados começou a comprar em setembro ou antes. Na comparação com o ano passado, o dobro de pessoas planeja começar em outubro. No Brasil, 21% dos adultos entrevistados começaram a comprar ou planejar as compras em outubro, enquanto 59% irão começar entre novembro e dezembro.

Em termos de e-commerce, o trabalho apontou uma “demanda notável” para produtos locais e comerciantes via compras online neste período de festas. Mais de 40% dos consumidores planejam comprar produtos online e apenas 36% dizem que planejam comprar produtos em lojas físicas. No Brasil, as compras online são o método mais escolhido neste ano (41%), embora seguido muito de perto pelas lojas físicas (40%).

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, E-commerce, Notícias, Varejo
  • Tags: BrasilclienteClientescomérciocomportamentocomprasconsumidorconsumidoresconsumocoronavírusCOVID-19criseDeliverydigitale-commerceecommerceEconomiaestratégiaexpansãoexperiênciamarcasmedomercadoNatalnegóciosomnichannelonlinepandemiaprodutosrendaserviçostendênciavacinavacinaçãovarejistaVarejistasvarejovendas

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