xAI, de Elon Musk, processa Apple e OpenAI e alega que empresas são ‘monopolistas’

Ação também afirma que a Apple está despriorizando os aplicativos de chatbots concorrentes nas classificações da App Store

Empresa xAI, de Elon Musk, arrecadará US$ 6 bi na última rodada de captação de recursos

A startup de Inteligência Artificial (IA) de Elon Musk, xAI, processou a Apple e a OpenAI nesta segunda-feira, 25, alegando que ambas estão ilegalmente impedindo a concorrência para empresas de IA.

A ação judicial afirma que a parceria entre as gigantes do setor de tecnologia torna o ChatGPT o “único chatbot de IA generativa que se beneficia de bilhões de prompts de usuários originados de centenas de milhões de iPhones”.

Isso permite que a OpenAI use os prompts e feedbacks para melhorar seu modelo, uma vantagem significativa, de acordo com a queixa. A ação também afirma que a Apple está despriorizando os aplicativos de chatbots concorrentes nas classificações da App Store.

[the_ad_group id="11688"]

“Em uma tentativa desesperada de proteger seu monopólio de smartphones, a Apple se uniu à empresa que mais se beneficia ao inibir a concorrência e a inovação em IA: a OpenAI, uma monopolista no mercado de chatbots de IA generativa”, acrescenta a ação judicial.

Um porta-voz da Apple não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Com informações de Estadão Conteúdo (Dow Jones Newswires).
*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile