Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Destaque do dia

Varejo e serviços são os setores que mais investem em tecnologia

Em seguida aparecem os setores financeiro, a indústria e o de logística

  • de Redação
  • 3 anos atrás

Os setores de varejo e serviços são os que mais investem em tecnologia com foco no crescimento do negócio, mostra pesquisa feita pela Cortex. Em seguida aparecem os setores financeiro, a indústria e o de logística.

No setor de varejo, o comércio de vestuário e acessórios, produtos alimentícios e produtos farmacêuticos são os que mais se destacam. A diretora de Ofertas da Cortex, Patricia Romancini, explica que o varejo é um dos setores que mais dependem da tecnologia para sobreviver.

“Para acompanhar as mudanças do mercado é preciso investir em meios de pagamento mais modernos, ferramentas para gestão de estoque, logística, atendimento ao cliente omnichannel e em melhores experiências de compra. A pandemia fez com que a adoção de tecnologias nesse setor fosse acelerada e, por isso, muitas marcas tiveram que se adequar rapidamente às necessidades dos seus stakeholders”, analisa.

Ela acrescenta que empresas que investem em tecnologia costumam apresentar um desempenho superior às demais. Ainda assim, destaca, não adianta implementar tecnologias na empresa e continuar com o pensamento analógico.

“As soluções digitais estão disponíveis para serem usadas com inteligência, a fim de, estrategicamente, mitigar riscos, diminuir custos, aumentar a produtividade, entre outros. Hoje, as empresas precisam apresentar respostas rápidas e eficazes para as constantes mudanças de um mercado cada vez mais dinâmico.”

Varejo e serviços são os setores que mais investem em tecnologia

1,1 milhão de empresas

O estudo analisou 1,1 milhões de empresas brasileiras, entre matrizes e filiais. Dessas, 24,9% foram identificadas com alto nível de tecnologia, 65% com médio e 25% com baixo nível de tecnologia.

Ao todo, foram monitoradas 9.585 ferramentas tecnológicas. Entre as categorias analisadas, estão Cloud Providers, Business Email Hosting, CRM, Marketing Automation, AI Services, Blog, E-commerce, Security entre outros.

Nas empresas avaliadas com alto índice tecnológico, as que têm faturamento superior a R$ 500 milhões lideram. Empresas com faturamento de R$ 81 mil a R$ 360 mil aparecem em segundo lugar; as empresas que faturam de R$ 0 a R$ 81 mil estão em terceiro.

O estudo mapeou as principais soluções de tecnologias utilizadas pelas empresas no Brasil. Para e-commerce, aparecem Shopify, Loja Integrada e Wix. Para comunicação, as mais usadas são Microsoft Teams, Slack e Zoom.

Quando o assunto é produtividade e colaboração, o top 3 fica com GSuite, Office 365 e Zoho. Para provedor Cloud, aparecem Amazon AWS, Locaweb e Google Cloud. Para segurança, o ranking tem, no topo, Symantec, Mcafee e TrendMicro.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Inovação, Notícias
  • Tags: BrasilcomérciodigitalEconomiaempresasestratégiaexpansãoexperiênciainovaçãoinvestimentomarcasmercadomercado&consumonegóciostecnologiavarejistaVarejistasvarejo

Conteúdo Relacionado

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

de Redação 9 de junho de 2025

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

de Redação 9 de junho de 2025

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

de Redação 9 de junho de 2025

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

de Redação 9 de junho de 2025

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

de Redação 9 de junho de 2025

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

de Redação 9 de junho de 2025

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

de Redação 9 de junho de 2025

Uma nova ordem no varejo: fazer com menos gente, menor custo, mais rápido e melhor

de Marcos Gouvêa de Souza 9 de junho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile