Levante e mão quem nunca deixou de comprar uma peça de roupa por causa da necessidade de usar o provador. Uma solução da startup brasileira Doris promete tornar esse momento não só menos desconfortável, como até divertido. A empresa criou um provador inteligente que usa Inteligência Artificial (IA) para mostrar caimentos e combinações, e a Aramis é uma das marcas que já oferecem a tecnologia numa de duas lojas.
O “Doris Mirror” usa IA generativa para permitir que o consumidor experimente no próprio corpo, de forma digital, as peças disponíveis para venda na loja. A tecnologia permite ao cliente visualizar o caimento das peças em diferentes numerações e também a possibilidade de combinar diferentes roupas. Para testar o recurso, o consumidor precisa se posicionar em frente ao totem. O Mirror realiza o escaneamento corporal e, em alguns segundos, exibe uma foto da pessoa com os looks.
O provador inteligente está disponível na loja da Aramis do Shopping Morumbi, em São Paulo, inaugurada no fim do ano passado após seguindo o design pós-rebranding da marca. A tecnologia já era usada no e-commerce do Aramis. “Estamos trazendo tecnologia revolucionária para aprimorar a jornada de compra, proporcionando ao consumidor uma compra mais precisa e encantadora”, diz o CEO e fundador da Doris, Marcos de Moraes.
A loja da Aramis no Shopping Morumbi conta, ainda, com outros recursos tecnológicos, como um video wall de LED. “Estamos diante de um rejuvenescimento e crescimento intenso da marca, oferecendo produtos de qualidade para todas as ocasiões”, revela Richard Stad, CEO da Aramis.
Outras marcas, como Decathlon, Reserva, Vans e Track & Field já implementaram tecnologias da Doris. De acordo com a startup, as empresas têm percebido o aumento da conversão de vendas – que no ambiente online chega a 220%. Além disso, há uma redução com o custo de operações de logística reversa, uma vez que o uso da tecnologia resulta numa diminuição de 66% no número de devoluções de peças.

Imagens: Divulgação