Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Inovação

Visa habilitará digitalmente quatro milhões de pequenas empresas

  • de Redação
  • 5 anos atrás
Visa habilitará digitalmente quatro milhões de pequenas empresas

A Visa anuncia seu compromisso de ajudar quatro milhões de micro e pequenas empresas (PMEs) da região América Latina e Caribe a se recuperar dos efeitos da pandemia de COVID-19 e da crise econômica. O anúncio é parte do compromisso mais amplo da empresa de apoiar 50 milhões de pequenas empresas em todo o mundo. A Visa tem apresentado vários programas e soluções criados localmente para aumentar a eficiência e as vendas das PMEs por meio da aceitação de pagamentos digitais, da criação de negócios online e do incentivo ao apoio às pequenas empresas de bairro.

Como parte de seu compromisso global, a Visa cria o Instituto Visa de Empoderamento Econômico (Visa Economic Empowerment Institute, ou VEEI), que vai se dedicar a questões econômicas e sociais, como os desafios enfrentados pelas PMEs em decorrência da pandemia e oportunidades para ajudar a diminuir as desigualdades raciais e de gênero.

Fundamentais para a recuperação das comunidades, as pequenas empresas respondem por mais da metade dos empregos formais da região e são as mais afetadas pela pandemia. Uma pesquisa realizada pela Visa no México, Brasil e Colômbia com pequenas e médias empresas revelou que 83% das empresas registraram uma diminuição em sua atividade desde o início da pandemia de COVID-19. Além disso, os empresários revelaram que suas preocupações mais urgentes eram pagar a folha de pagamento e o aluguel ou financiamento do ponto comercial.

“Estamos comprometidos em apoiar a comunidade de micro e pequenas empresas da América Latina e do Caribe e entendemos que, um ponto fundamental para a recuperação dessas empresas, é a adaptação ao novo ambiente com a incorporação de pagamentos digitais. A maneira de comprar e pagar continua sendo afetada pela COVID-19, uma vez que as pessoas ficam mais propensas a comprar online e a dar preferência ao pagamento por aproximação ao pagar itens essenciais comprados presencialmente”, disse Eduardo Coello, presidente regional da Visa América Latina e Caribe. “Ajudar esses empresários a embarcar nas novas tendências digitais do consumidor, como as compras online e o pagamento presencial sem contato com dinheiro em espécie, nunca foi tão importante”, completou o executivo.

Além de afetar a economia, a pandemia está acelerando o uso de experiências de comércio digital por parte dos consumidores, que atraem desde o indivíduo que busca formas de pagar com zero contato com o terminal, até o consumidor impedido de sair pelas leis de quarentena e que compra online em vez de ir pessoalmente às lojas, fazendo crescer o comércio eletrônico. O número de pessoas que compram online vem crescendo mundialmente e os gastos por portador de cartão ativo com transações CNP (ou seja, transações online) em abril subiram mais de 25% na comparação com janeiro.

“As pequenas empresas estão na linha de frente da economia global e merecem um apoio excepcional neste momento”, disse Al Kelly, CEO e presidente do conselho de administração da Visa. “Estamos mobilizando nossa rede para ajudar 50 milhões de empresas em todo o mundo a sobreviver e a prosperar juntamente com as comunidades onde atuam”.

Para ajudar essas pequenas empresas, a Visa focará inicialmente em quatro áreas estratégicas a fim de promover o comércio eletrônico e o crescimento econômico. Além disso, pretende continuar criando produtos e serviços à medida que as necessidades dos empreendedores mudem. São elas:

  • Empoderamento e entrada no digital: a Visa criou centros de recursos online localizados agora em mais de 20 países, onde disponibiliza ferramentas, ofertas de parceiros e informações de como estabelecer, operar e expandir uma pequena empresa essencialmente digital. Na América Latina, essas plataformas estão ativas na Argentina e no Brasil, e devem ser lançadas em mais 17 mercados nas próximas semanas. A plataforma da Argentina, por exemplo, tem uma área especial que destaca grandes parceiros da Visa prontos para habilitar uma MPE a vender online por meio de botões e links de pagamento, “marketplaces” e aplicativos de entrega. Além disso, a Visa desenvolveu um formulário online com o qual as PMEs podem enviar suas ofertas e destacá-las no site de benefícios e ofertas da Visa direcionados ao consumidor. Todas as novas plataformas online da região terão características semelhantes; assim, as pequenas empresas terão mais facilidade para contatar os parceiros da Visa que oferecem soluções digitais que as ajudarão a expandir seu negócio.
  • Promoção de pagamentos digitais: houve mudanças importantes no comportamento do consumidor em todo o mundo, como a necessidade geral de uma experiência sem contato no ponto de venda, uma vez que 90% dos compradores hesitam em ir às compras pessoalmente no comércio por conta do coronavírus. A tecnologia de pagamento por aproximação é fácil de adotar (o processo é rápido e flexível) e sua implementação é fundamental para habilitar um comércio mais rápido e seguro. A Visa tem trabalhado com vários parceiros para aumentar o número de locais onde os consumidores podem pagar por aproximação usando seus cartões e celulares.
  • Apoio às lojas de bairro: a Visa do Brasil reformulou sua plataforma de ofertas e promoções, Vai de Visa, para lançar uma iniciativa de apoio ao movimento #compredopequeno, mais necessário do que nunca durante a pandemia. A nova funcionalidade da plataforma Vai de Visa funciona como uma central digital onde os pequenos comerciantes aprendem a vender online e os consumidores aprendem a dar preferência a serviços e produtos mais próximos de suas casas. Os empreendedores não precisam ter um terminal de pagamento nem dependem de uma transação online. Para apoiar o movimento #compredopequeno, as soluções publicadas na Vai de Visa ajudam o pequeno empresário a entrar no mundo online. Além disso, as empresas de prestação de serviços que precisaram fechar seus pontos físicos podem oferecer “cupons” na plataforma.
  • Posicionamento e desenvolvimento de políticas: além das iniciativas desenvolvidas pela Visa, a empresa anunciou a criação do Instituto Visa de Empoderamento Econômico. O novo instituto terá a participação de especialistas da Visa e parceiros de organizações líderes dedicadas a uma variedade de temas e vai tratar de questões econômicas e sociais. Os principais projetos dos próximos seis meses serão voltados a temas como resiliência e recuperação pós-crise, mobilidade urbana, oportunidades para reduzir a desigualdade e perspectivas sobre a economia compartilhada.

O anúncio está alinhado com o compromisso global comunicado em abril pela Visa Foundation e que vai destinar US﹩210 milhões a iniciativas de assistência contra a COVID-19 ao longo dos próximos cinco anos para solucionar as necessidades mais de longo prazo das comunidades de micro e pequenas empresas.

O foco da missão da Visa é conectar o mundo para promover a prosperidade de pessoas, empresas e economias. A Visa, como força motriz de confiança do comércio, está comprometida em maximizar sua rede mundial de redes para ajudar o mundo a se adaptar, a se reconstruir e a se recuperar.

* Imagem reprodução

  • Categories: Inovação, Meios de pagamento, Notícias, Varejo, Varejo digital
  • Tags: cartãocomérciocomércio eletrônicoconsumidoresconsumocrisedigitalEconomiaempresasinivaçãolojasmercadopagamentopandemiapessoasredetransaçãovarejo

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile