Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Uncategorized

O Momento é de trégua

Redação de Redação
25 de junho de 2014
no Uncategorized
Tempo de leitura: 3 minutos

Estou alinhado entre os mais inconformados com o que tem acontecido ao Brasil em termos de valores, ética, seriedade, corrupção, malversação no uso dos recursos públicos e descaso com a saúde, educação e a segurança. E como tal, tenho buscado usar meu capital pessoal, em especial relacionamentos e alguma influência, para sensibilizar, advogar e propor uma atitude contestadora e, ao mesmo tempo, construtiva, para mudar o que temos pela frente.

O país e nossos sucessores não merecem isso que aí está. Estão roubando nossa esperança e sem esperança não há razões para prosseguir. Mas é preciso reconhecer que estaremos nos próximos dias vivendo um período muito especial que mereceria outras reflexões para além daquelas do curto prazo.

Gostemos ou não o Brasil estará na maior e mais acessada vitrine do Mundo. Serão bilhões de pessoas acompanhando pelas mais diversas mídias o que já está acontecendo e irá acontecer durante a Copa do Mundo. Inegavelmente, o mal está feito. O que poderia ser um momento único e mágico para mostrar um país sério, que sabe planejar, organizar, receber e envolver, em boa parte já está comprometido.

O que se refere a planejar, organizar, racionalizar e excelência em realização, elementos que teriam enorme valor no mundo dos negócios e na valorização das marcas, produtos, imagem, empresas e profissionais brasileiros, não irá mais acontecer.

Essa Copa poderia ser a redenção de muitos aspectos associados negativamente à imagem do Brasil. Poderia, mas não será. Ao contrário, vamos confirmar muitos dos elementos associados à nossa imagem empresarial e profissional. Agora não é exatamente o momento de discutir as causas. Adiante sem dúvida temos que fazer essa discussão e cobrar quem deve ser cobrado.

No entanto ainda temos um conjunto de elementos que depende apenas de nós, os brasileiros e que, felizmente, corre paralelo ao conjunto de elementos controlados ou administrados pela coisa pública.

Diz respeito à nossa capacidade de receber, envolver, comemorar e vibrar com o que de mais puro e autêntico temos em nosso comportamento: a alegria de viver, no seu sentido mais amplo. Isso é genuíno e natural, faz parte de nosso jeito de ser.

De forma quase inconsequente me alinho àqueles que propõem uma trégua neste momento, tentando salvar o que pode ser salvo com respeito à realização da Copa do Mundo.

O primeiro a levantar essa bandeira foi Abilio Diniz durante o Fórum de Comandatuba e posteriormente em artigo dedicado a esse assunto, seguido por outro do Nizan Guanaes, nos mesmos termos. Por si só a tese já estaria muito bem defendida. Mas na prática ainda não vemos que ela tenha dominado e é importante o reforço da proposta.

O que está feito, está feito, e temos que cobrar responsabilidades, mas no momento, temos que salvar o que pode ser salvo e é aí que entra o nosso melhor lado, aquele em que somos mestres, que é nossa capacidade de superação face às adversidades.

Definitivamente o que se nota é um clima muito diferente de outras Copas. A decoração e as bandeiras nas casas, ruas, bairros, comércio e barracas é tímida, quase subversiva. As bandeirolas nos carros em número quase insignificante. Tudo com medo de parecer alienação. A atitude das pessoas de forma geral é contida, desconfiada. O clima é de cautela associada com rancor por conta das manifestações e problemas agravados no dia a dia.

O chamamento é que coloquemos, por alguns dias, os problemas de lado para envolver e encantar os que irão ver e acompanhar o evento, buscando ampliar a imagem positiva que se tem do país nos seus aspectos habituais de alegria, espontaneidade, descontração, comunicação e relacionamento humano, elementos importantes, quase que únicos associados à imagem Brasil.

É responsabilidade de cada um contribuir de alguma forma para que tudo isso não seja perdido e que possamos salvar um pouco e, principalmente, aprender muito. E, passada a festa, vamos fazer a faxina que precisa ser feita.

Aprender com os erros ensina mais do que com acertos.

 

*Marcos Gouvêa de Souza (mgsouza@gsmd.com.br) diretor-geral da GS&MD – Gouvêa de Souza.

 

Postagem anterior

É na confiança que mora o perigo

Próxima Postagem

Jogai por nós

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras
Economia

Em carta a líderes do G20, presidente do FSB pede implementação de reformas financeiras

18 de novembro de 2024
Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro
Varejo

Após queda, setor de artigos farmacêuticos cresce 2,1% em outubro

14 de novembro de 2024
Minha Casa Minha Vida
Economia

Minha Casa Minha Vida pode chegar a 2,3 milhões de unidades até o fim de 2026, diz ministro

14 de novembro de 2024
Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana
Economia

Juíza absolve Samarco, Vale e BHP de crimes ambientais na tragédia de Mariana

14 de novembro de 2024
Senado analisa projeto de lei do mercado de crédito de carbono nesta terça-feira
Economia

Com alterações, Senado aprova projeto que cria mercado regulado de carbono

14 de novembro de 2024
Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional
Uncategorized

Um levante pela Nação no varejo e em toda a realidade nacional

18 de agosto de 2024
Em parceria com o governo federal, Carrefour alcança 53 mil contratados do programa Bolsa Família
Varejo

Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Casas Bahia e RD Saúde lideram ranking dos grandes do varejo

13 de agosto de 2024
Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo
Artigos

Franchising no Brasil é benchmark global também no varejo

11 de agosto de 2024
Próxima Postagem

Jogai por nós

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.