Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Indústria de tintas cresce 3,4% em vendas em 2023 e alcança segundo melhor ano da história

Para 2024, a associação prevê um crescimento de 2% a 2,5%

Redação de Redação
25 de março de 2024
no Economia, Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos
tintas

A indústria de tintas registrou um volume de 1,87 bilhão de litros comercializados, o que representa um aumento de 3,4% nas vendas e leva o setor a registrar o seu segundo melhor desempenho da história, ficando 0,4% abaixo do recorde alcançado em 2021, de acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), entidade que reúne 36 fabricantes e representa mais de 80% da produção do Brasil.

Segundo a associação, o aumento foi liderado principalmente pelas tintas imobiliárias, que registraram um aumento de 3,6% no volume vendido na comparação anual.

Em igual intervalo, as tintas industriais também se destacaram em 2023, com alta de 3,2%. Fatores como a queda na taxa básica de juros e a inflação mais controlada foram responsáveis por impulsionar as vendas, principalmente no segundo semestre do último ano.

O aumento do resultado consolidado das vendas em 2023, de 3,4%, veio acima das expectativas que a Abrafati tinha até julho (2,5%), explicou o presidente-executivo da associação, Luiz Cornacchioni.

A associação indica ainda que quase todos os subsegmentos das tintas industriais cresceram 3% ou mais, com exceção das tintas destinadas a autopeças e peças plásticas, que foram impactadas pelo momento desfavorável do setor automotivo. Inclusive, as vendas de tintas automotivas originais acompanharam a leve queda na produção de veículos no Brasil.

Para 2024, a associação prevê um crescimento de 2% a 2,5%. A expectativa é que, em função das eleições, ocorram maiores investimentos em infraestrutura em conjunto com a aceleração de obras públicas, fatores que podem favorecer o aumento das vendas de tintas.

“Outros fatores que contribuem para essa previsão incluem a crescente tendência de manutenção da casa como um espaço de conforto e bem-estar, incentivando a busca por reformas. Além disso, o aumento da confiança do consumidor, a manutenção de baixas taxas de desemprego e os programas de redução do endividamento também influenciam”, afirma Cornacchioni.

Vendas por região

De acordo com a Abrafati, a Região Sudeste foi a que registrou o maior crescimento, com avanço de 5,6%, nas vendas, alcançando um volume de 698 milhões de litros ou o equivalente a 49,6% do mercado nacional de tintas imobiliárias.

Na Região Sul, o avanço foi de 4,5% em 2023, totalizando um volume de 222 milhões de litros e representando 15,8% das vendas totais.

No Centro-Oeste, as vendas aumentaram 3,9%, atingindo um volume de 139 milhões de litros, o que representa 9,9% do total vendido no País. Na Região Nordeste, houve um pequeno crescimento de 0,4%, com um volume de 251 milhões de litros, correspondendo a 17,8% do mercado. No Norte, por sua vez, houve queda de 3,9%, totalizando um volume de 97 milhões de litros, representando 6,9% do total vendido.

Com informações de Estadão Conteúdo (Jorge Barbosa)
Imagem: Shutterstock

Postagem anterior

WhatsApp: agora é possível fixar até três mensagens nas conversas no aplicativo

Próxima Postagem

CEO da Boeing anuncia que deixará cargo no fim do ano

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
CEO da Boeing anuncia que deixará cargo no fim do ano

CEO da Boeing anuncia que deixará cargo no fim do ano

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.