Magazine Luiza irá investir em marketplace

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O Magazine Luiza deverá aumentar os investimentos, desejando ampliar sua participação de mercado este ano. A empresa tem capital para isso e deve focar em atrair novos vendedores e novas categorias ao seu marketplace. Outro plano deverá ser a expansão das operações de crédito.

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“Apesar de termos crescido tanto no ano passado, ainda achamos que podemos crescer mais no futuro, principalmente em função do caráter de exponencialidade do marketplace, que tende a ser cada vez mais relevante para o crescimento da companhia”, afirmou o diretor-presidente da Magazine Luiza, Frederico Trajano, em teleconferência com analistas sobre o balanço.

Na véspera, a rede varejista divulgou alta de 14,5% do lucro no quarto trimestre, para 189,6 milhões de reais, com crescimento forte das vendas e diluição de despesas. No ano, a companhia lucrou 597 milhões de reais, superando em 54 por cento o resultado de 2017.

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“Vibramos com esse resultado, principalmente porque foi um ano com macroeconomia longe do potencial que o Brasil tem de crescimento… Olhando para frente, pela primeira vez em três anos, nós teremos isso a nosso favor”, disse Trajano, ao ser questionado sobre as perspectivas para 2019.

No próximos meses, um dos principais desafios da companhia será aumentar a frequência de compras de clientes, em especial no aplicativo. Atualmente, o app conta com 6 milhões de usuários ativos, contou o executivo, acrescentando que 30 a 40 por cento dos clientes o desinstalam depois de efetuar compra. “Por isso, trabalhamos para deixá-lo ainda mais leve”, afirmou.

De acordo com o executivo, o objetivo é se inspirar no modelo do aplicativo chinês WeChat, transformando o app da rede varejista em um Super App, com a inclusão de novos serviços. “Nossa ambição é que o consumidor consiga fazer tudo dentro do ambiente do aplicativo, mas temos vários anos para chegar ao nível que a China está hoje”, disse.

Trajano ainda descartou a criação de um modelo de assinatura similar ao “Prime” da gigante norte-americana Amazon.com. “Nenhum programa pago desse vingou aqui no Brasil e não pretendo copiar esse modelo… Tem várias plataformas que conseguiram crescer fora do Brasil sem aplicar esse modelo da Amazon”, afirmou o diretor-presidente.

Em relatório, analistas da Guide Investimentos consideraram o balanço do quarto trimestre forte, destacando o crescimento acelerado no ecommerce, a diluição das despesas operacionais, além da redução do endividamento líquido e melhora no capital de giro. “Continuamos otimistas com a empresa, que continua a mostrar evoluções significativas”, escreveram.

*Imagem reprodução

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