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São Paulo celebra 471 anos e reforça posição como polo de diversidade gastronômica

O setor de foodservice gerou cerca de 179 mil empregos formais em 2024, com um faturamento de R$ 126 bilhões no estado

  • de Redação
  • 5 meses atrás
São Paulo 471 anos

São Paulo celebra seus 471 anos reafirmando sua posição como um dos maiores polos gastronômicos do Brasil. A cidade conta com mais de 104 mil estabelecimentos voltados à alimentação, como bares e restaurantes, dentro de um total de 378 mil negócios em todo o estado, segundo dados da Associação de Bares e Restaurantes de São Paulo (Abrasel-SP).

O setor gerou cerca de 179 mil empregos formais em 2024, com um faturamento de R$ 126 bilhões no estado, consolidando-se como um pilar econômico.

A diversidade gastronômica é uma marca da cidade, que oferece mais de 50 tipos de culinárias e suas variações. Pratos típicos brasileiros, como feijoada, acarajé, moqueca e barreado, convivem com receitas internacionais trazidas por comunidades de imigrantes, como sushi, massas italianas, ramen e kimchi. Ícones paulistanos, como a pizza e o virado à paulista, também representam a identidade local.

“Os 471 anos de São Paulo nos lembram da força e da riqueza cultural que fazem desta cidade um ícone mundial. O setor de bares e restaurantes desempenha um papel essencial nesse cenário, gerando empregos, promovendo a inclusão e conectando pessoas por meio da gastronomia. Somos mais do que negócios, somos uma ponte entre a história e o futuro da cidade, ajudando a moldar sua identidade e impulsionando seu crescimento econômico”, afirma Luiz Hirata, presidente da Abrasel-SP.

A gastronomia local reflete a mistura cultural da metrópole, que reúne influências de comunidades de italianos, japoneses, árabes, africanos, coreanos, espanhóis e outras. Além de contribuir para a identidade cultural de São Paulo, o setor fortalece a economia e conecta a cidade ao restante do Brasil e do mundo.

Imagem: Shutterstock

  • Categories: Destaque do dia, Foodservice, Notícias
  • Tags: alimentaçãoBrasilclienteClientesconsumidorconsumidoresconsumoexperiênciaFaturamentofoodservicegastronomianegóciosprodutosSão Paulo

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