A Air France-KLM comunicou formalmente que finalizou, no dia 22 de outubro, o processo de aquisição de uma participação minoritária de 2,3% na WestJet, a companhia aérea canadense. Esta aquisição representa a conclusão de uma transação previamente anunciada que foi estruturada de forma separada e que também envolveu outras duas grandes players do setor aéreo global: a Korean Air e a Delta Air Lines.
O conjunto das ações adquiridas pelas três companhias aéreas mencionadas, representa uma participação acionária combinada que totaliza 25% do capital da WestJet. De acordo com o comunicado emitido pela Air France-KLM, a Delta Air Lines assumiu a maior fatia desse bloco, com 12,7% das ações, enquanto a Korean Air adquiriu uma participação de 10%. As participações foram negociadas e vendidas por fundos e co-investidores que são afiliados à Onex Partners, um investidor canadense e gestor de ativos alternativos que atualmente figura como o acionista controlador da WestJet.
No que tange à reação do mercado, as ações da Delta Air Lines registraram uma queda de 2,05% na Bolsa de Nova York nesta quinta-feira, dia 23, em um pregão que exibiu desempenhos variados e distintos entre as principais empresas aéreas. No continente europeu, em Paris, os papéis da Air France-KLM sofreram um recuo mais acentuado, com uma desvalorização de 4,21% ao final do dia.
Com informação do Estadão de Conteúdo (Patricia Lara).
Imagem: WestJet