Publicidade na Netflix terá pacotes de até R$ 20 milhões

Os usuários que aderirem ao pacote com anúncios não poderão "pular" o vídeo publicitário

Bem antes de anunciar seu novo pacote de assinatura, a Netflix iniciou as conversas com as maiores agências de publicidade do País e “passou o chapéu” recolhendo anunciantes. Depois de lançar o plano com anúncios por R$ 18,90, a gigante do streaming terá planos de veiculação de publicidade de até R$ 20 milhões no Brasil.

As negociações de anúncios da Netflix ficaram a cargo da Xandr, a empresa subsidiária da Microsoft. Como estratégia, a companhia buscou dialogar inicialmente com as agências de publicidade, e não diretamente com os anunciantes.

As marcas tiveram até 30 de setembro para informar seu interesse em participar dos anúncio. Mesmo com o teto de investimentos em R$ 20 milhões, as empresas não terão um valor mínimo a ser aportado. No entanto, o streaming determinou que contratos fossem fechados para um prazo de 11 meses, com início em novembro.

[the_ad_group id="11688"]

Anúncio na tela? 

Diferentemente de outros serviços de vídeo com publicidade por interrupção, na Netflix os usuários que aderirem ao pacote com anúncios não poderão “pular” o vídeo publicitário.

De acordo com o plano de mídia enviado pela Netflix às agências, a veiculação de anúncios será dividida em dois espaços principais, no início e no meio da exibição de filmes e séries, com uma frequência de marca limitada a uma vez por hora e três vezes por dia – garantindo, conforme o documento, uma repetição mínima da mensagem.

No caso de séries, tanto as originais Netflix quanto as produções licenciadas, os anúncios serão veiculados no início e no meio do conteúdo, respectivamente, em vídeos de 15 ou 30 segundos. Para os filmes, a veiculação de publicidade estará limitada às produções originais da companhia, com anúncios que antecedem o início do conteúdo, também com 15 ou 30 segundos.

Na avaliação de Jaime Troiano, da Troiano Branding, apesar de trazer uma nova ferramenta de veiculação de anúncios no País, a Netflix escolheu um modelo antigo, que aposta na interrupção do conteúdo para o assinante. “Durante muito tempo tivemos esse movimento das agências e anunciantes. Depois eles perceberam que podiam ter um processo maior de integração da marca, com menos de interrupção”, afirma.

Ainda segundo o especialista da Troiano Branding, os anunciantes vão preferir pagar o preço mais alto pelo espaço e testar o serviço do que correr o risco de ficar de fora e ver os concorrentes se beneficiando da ferramenta. “É uma aposta que as marcas terão de fazer”, destaca.

Clube da Netflixm

Para membros do meio publicitário ouvidos pela reportagem, a gigante do streaming trouxe os pacotes de publicidade com preço “salgado” que destoa do que se pratica no Brasil. Mesmo assim, os anunciantes pretendem experimentar a nova plataforma para avaliar a oportunidade de dialogar com o público do streaming – e entender se vale, ou não, pagar o preço. Em uma das principais agências do País, pelo menos 80% dos clientes decidiram comprar espaços na Netflix.

Para 2023, a Netflix deve ampliar as opções de espaços de veiculação de anúncios, que levarão em conta produtos “premium” do seu próprio catálogo, como a série Stranger Things, que poderão ter preços diferenciados, e a possibilidade de segmentação do público por renda e interesses. Procurada pela reportagem, a Netflix não comentou.

Com informações de Estadão Conteúdo

Imagem: Shutterstock

Sair da versão mobile