O varejo brasileiro está passando por uma profunda transformação, impulsionada por mudanças globais e avanços tecnológicos que exigem das marcas maior relevância digital aliada à inteligência estratégica. Esse será um dos temas de debate do BConnected 2025, evento organizado pelo Grupo Bittencourt, marcado para os dias 7 e 8 de outubro, em São Paulo.
O varejo da Ásia, principalmente da China, pode ser olhado com atenção, principalmente quando falamos de introdução de tecnologia. Mas é necessário cautela, pois os públicos são diferentes. “O consumidor brasileiro está aberto a experimentar novos formatos, mas a principal barreira não é tecnológica. É cultural e estrutural”, revela Fabio Neto, sócio da StartSe e um dos palestrantes do evento.
Para Neto, os gigantes chineses como Temu, Shein, TikTok Shop e Shopee estão remodelando o consumo no Brasil por meio de três movimentos centrais: a jornada de compra algorítmica, o mobile-first radical e o consumo por entretenimento. “Elas escalam porque são rápidas. Testam primeiro, corrigem rápido e escalam só depois que encontram tração”, afirma o executivo.
“Os chineses apostam em eficiência, design, branding digital e modelo replicável; preferem testar, ajustar e escalar, em vez de anunciar grandes planos e; o crescimento agressivo é fomentado por uma inteligência operacional aliada a uma forte conexão com hábitos digitais e culturais do novo consumidor”, destaca Lyana Bittencourt, CEO do Grupo Bittencourt.

Conexão com o consumidor
Outro ponto importante é o momento de foco total no consumidor, principalmente na criação de uma conexão que consiga gerar um incremento na experiência do cliente e nos números da marca.
“Hoje, não basta atrair curtidas ou visualizações. O que importa são métricas como taxa de retenção, engajamento qualificado, conversão assistida e brand lift”, explica Rafael Kiso, fundador e CMO da mLabs e que também estará no palco do evento.
O especialista ressalta que a inteligência em marketing é essencial para transformar dados de comportamento em ações escaláveis. “Usando clusters de audiência combinados com criativos relevantes, conseguimos gerar crescimento consistente, menos baseado em achismos e mais em decisões orientadas por dados”, completa.
“O crescimento passou a ser estratégico, sustentável e consciente. Empresas sustentáveis no crescimento unem clareza estratégica, inovação contínua, uso inteligente de dados, tecnologia integrada e foco no cliente. Para prosperar em um mundo dinâmico, precisam atuar em ecossistemas conectados, com liderança adaptativa e cultura orientada com propósito”, finaliza Lyana.
Marcado para os dias 7 e 8 de outubro, o BConneted 2025 será realizado no Teatro Santander, dentro do complexo do JK Iguatemi, na zona sul de São Paulo.
Imagens: Shutterstock e Divulgação