Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Home Foodservice

Mercado de leites vegetais cresce no Brasil

  • de Redação
  • 6 anos atrás

O mercado de substitutos vegetais para leite e derivados vem crescendo no Brasil. Para a Associação Brasileira de Supermercado (Abras), a demanda por alimentos vegetarianos e veganos é superior à oferta atual. O cenário brasileiro do momento é igual ao que já foi observado nos Estados Unidos.

De acordo com estimativas da associação, os produtos vegetarianos correspondem à maior parte do faturamento do segmento de produtos naturais, que chega a R$ 55 bilhões por ano. Empresários estimam ainda que o mercado vegano tenha crescido a uma taxa anual de 40%, nos últimos anos, em média.

Atualmente, 14% da população se declara vegetariana, segundo dados do Ibope Inteligência, encomendados  pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Nas capitais, como São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, o percentual é de 16%. Isso representa um aumento de 75% na quantidade de vegetarianos nessas regiões. Além disso, 55% dos brasileiros consumiriam mais produtos veganos, se existissem indicações sobre esses itens no ponto de venda.

A aposta do momento da indústria vegetariana no Brasil é nos produtos lácteos de vegetais, que substituem o leite de origem animal. A demanda por estes produtos também vem de pessoas que têm alguma doença ou intolerância ao leite convencional e buscam um substituto.

Para Cristina Souza, diretora-executiva da GS&Libbra, a transição alimentar é o termo que define o momento de consumo do brasileiro. “Ainda não sabemos tudo o que será modificado, mas sem dúvida nunca mais nos alimentaremos como fazíamos há 5 ou 10 anos atrás. Saudabilidade, transparência da cadeia, crueldade animal e posição política são alguns dos motivos ditos pelos consumidores. Isso é positivo porque gera novas oportunidades na cadeia de fornecimento, mas exige rapidez dos operadores para colocar em prática”, disse.

A fabricante brasileira Vida Veg está investindo neste mercado e irá abrir uma nova fábrica para a produção de substitutos lácteos, como iogurtes, shakes, queijos e leites de coco, castanha de caju e amêndoas. . Anderson Rodrigues, diretor executivo da Vida Veg, afirmou: “A produção de cada litro de leite de amêndoas ou de coco demanda 70% menos água em comparação ao leite de vaca, além de não precisar explorar nenhum animal”. A marca grega Violife deve chegar este mês ao mercado brasileiro, com linhas de queijos como prato, provolone, mozzarella e parmesão.

Atualmente, o mercado americano de produtos vegetarianos está mais desenvolvido que o brasileiro. De acordo com pesquisa Nielsen, o mercado de leites vegetais nos Estados Unidos cresceu 20% no volume de vendas, no ano passado. As receitas destes produtos cresceram 9%, atingindo US$ 1,6 bilhão e representando um percentual de 13% do mercado total de leites. Os iogurtes (+55%), queijos vegetais (+43%) ocuparam lugar de destaque, seguidos pelas carnes vegetais (+24%) e ovos/maioneses (+16%).

* Imagem reprodução

  • Categories: Foodservice, Notícias
  • Tags: carneconsumidorescrescimentofabricantesiogurtesleites vegetaispotencialproduto animalprodutos de origem animalprodutos lácteosqueijos vegetaissubstitutos do leiteveganismoveganosvegetaisvegetarianismovegetarianos

Conteúdo Relacionado

Justiça coloca 'watchdogs' para conferir contas da Oi após ver indícios de 'impropriedades'

de Redação 21 de julho de 2025

Magalu inicia a Black App nesta terça-feira, com descontos de até 80%

de Redação 21 de julho de 2025

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,1%

de Redação 21 de julho de 2025

Trump Media acumula US$ 2 bilhões em Bitcoin e promete continuar a comprar criptomoeda

de Redação 21 de julho de 2025

Brasil registra melhor maio da história em tráfego doméstico, com alta de 14%, diz associação

de Redação 21 de julho de 2025

Marca francesa de óculos Solaris abre primeira loja no Brasil, no Rio de Janeiro

de Redação 21 de julho de 2025

Não faremos retaliação a empresas ou cidadãos americanos no Brasil, afirma Haddad

de Redação 21 de julho de 2025

Stellantis alerta sobre impacto de tarifas e sofre prejuízo bilionário no 1º semestre

de Redação 21 de julho de 2025
Voltar ao topo

Sair da versão mobile