Mercado&Consumo
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
VOLTAR PARA A HOME
  • EDITORIAS
    • VAREJO
    • AUTOMAÇÃO
    • ECONOMIA
    • ESG
    • GESTÃO
    • RETAIL MEDIA
    • SHOPPING CENTERS
    • SUPERMERCADOS
  • MERCADO&TECH
    • TECNOLOGIA
    • LOGÍSTICA
    • E-COMMERCE
    • ARTIGOS MERCADO&TECH
  • MERCADO&FOOD
    • FOODSERVICE
    • INDÚSTRIA
    • ABASTECIMENTO
    • ARTIGOS MERCADO&FOOD
  • ESPECIAIS
    • WEBCASTS E ENTREVISTAS
    • WEB STORIES
    • REVISTA M&C
    • BORA VAREJAR
    • BANDNEWS FM
  • OPINIÃO
    • COLUNISTAS
    • ARTIGOS
  • EVENTOS
    • NRF RETAIL’S BIG SHOW
    • NRA SHOW
    • LATAM RETAIL SHOW
Sem resultado
Ver todos os resultados
Mercado&Consumo
Sem resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Índice IFECAP aponta recuperação da confiança no varejo em julho

Redação de Redação
24 de agosto de 2018
no Notícias, Projeções econômicas
Tempo de leitura: 2 minutos

Levantamento realizado pela FECAP aponta que o comércio brasileiro recuperou o fôlego e a expectativa para os próximos meses é de otimismo. De acordo com o Índice IFECAP de julho, houve melhora nos três indicadores de confiança em sua última medição. No índice geral, que leva em consideração o ajuste sazonal, houve alta de 4,9%, atingindo 121,37 pontos, melhor desempenho do trimestre.

“Os índices favoráveis são fruto da melhora nas vendas no mês de junho e da sensação de otimismo para os próximos meses, motivada pelas datas comemorativas”, analisou Erivaldo Vieira, Coordenador do Núcleo de Pesquisa da FECAP. O Indicador Momento Atual das Vendas teve alta de 8,7%, passando de 103,22 para 122,19 pontos, nível 10% acima da média dos últimos doze meses. Já o Índice Futuro ficou em 135,14, crescimento moderado de 0,6%.

Em relação à análise dos números, sem levar em conta o ajuste sazonal, os resultados mostram percepção conflitiva em comparação a julho de 2017: o Índice Momento Atual é 6% superior aos valores registrados naquele período e os números do Índice Futuro estão 3% abaixo dos valores de um ano atrás. A média móvel trimestral do IFECAP apresentou ainda redução de 3% em relação ao mês de junho de 2018.

O parâmetro que mais influenciou a confiança do empresariado do comércio no mês passado foi o Índice Momento Atual dos Negócios, que chegou ao maior nível dos últimos doze meses (109,88 pontos), registrando crescimento de 13,9% em relação ao mês anterior.

“Parte da rápida melhora de percepção dos empresários é proveniente da recuperação das vendas depois do choque de demanda e de abastecimento decorrente da greve dos caminhoneiros e, também, da comparação com os valores do ano anterior”, explica Vieira. Os Indicadores de Momento Atual de Vendas e Momento Atual de Encomendas estão 22,3% e 7,6%, respectivamente, acima dos valores registrados no mês de julho de 2017.

Já o Índice Futuro de Vendas passou de 139,27 para 142,22 pontos neste mês, crescimento de 2,1% em relação ao mês anterior e de 6,7% em relação ao ano anterior. Apesar do resultado positivo, os números ainda estão 13% abaixo dos registrados em março deste ano, o que mostra ainda uma frustração em relação à expectativa de cinco meses atrás.

O Índice Futuro das Encomendas, por sua vez, apresentou números negativos em todos os comparativos, sendo 1,1% em relação ao mês anterior e 7,5% em relação ao ano anterior. O indicador em julho ficou em 128,07 pontos, nível 19% abaixo de janeiro de 2018, quando chegou ao maior valor dos últimos doze meses.

A decomposição do IFECAP por porte de empresa mostra que somente as médias empresas recuaram suas expectativas no mês de julho. As demais, inclusive, avançaram no indicador e registraram níveis mais altos de otimismo.

*Imagem reprodução

Postagem anterior

Halipar inaugura primeira unidade em modelo container

Próxima Postagem

Inaugurada primeira unidade da ZEISS Vision Center em Alphaville

Redação

Redação

Leia diariamente as notícias mais impactantes sobre varejo, consumo, franquias, shopping center e foodservice, entre outros temas, no Brasil e no mundo.

Relacionados Posts

Grupo Heineken e Jet Pizzas lançam combo exclusivo para tutores e pets
Economia

Governo prepara MP para recalibrar IOF e aumentar arrecadação

9 de junho de 2025
O NRF APAC Innovators Showcase, realizado durante o NRF 2025: Retail’s Big Show Asia Pacific, reuniu mais de 25 empresas inovadoras do setor
Varejo

NRF APAC Innovators Showcase destaca empresas que estão moldando o futuro do varejo

9 de junho de 2025
Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta
Economia

Endividamento das famílias brasileiras bate novo recorde em maio, com inadimplência em alta

9 de junho de 2025
Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda
Varejo

Serviços avançam em maio, mas varejo mantém tendência de queda

9 de junho de 2025
Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes
Varejo

Com destaque para IA e experiência imersiva, NRF Ásia-Pacífic atrai 9.500 participantes

9 de junho de 2025
Warner Bros. Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia
Economia

Warner Bros Discovery anuncia planos de divisão em duas empresas de mídia

9 de junho de 2025
Personagem de IA de criador de conteúdo estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu
Inovação

Personagem de IA viral nas redes sociais estrela campanha de Dia dos Namorados do Magalu

9 de junho de 2025
Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada
Varejo

Reserva reinaugura loja de sua marca infantil no Iguatemi com foco em experiência personalizada

9 de junho de 2025
Próxima Postagem
Inaugurada primeira unidade da ZEISS Vision Center em Alphaville

Inaugurada primeira unidade da ZEISS Vision Center em Alphaville

Por favor login para participar da discussão

Copyright © 2024 Gouvea Ecosystem.

Todos os direitos reservados.

  • Expediente
    • Ecossitema
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Anuário de Fornecedores
  • Anuncie

Bem vindo de volta!

Entre na sua conta abaixo

Senha esquecida?

Recupere sua senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Editorias
    • Varejo
    • Automação
    • Economia
    • ESG
    • Retail Media
    • Shopping centers
    • Supermercados
  • Mercado&Tech
    • Tecnologia
    • Logística
    • E-commerce
    • Artigos Mercado&Tech
  • Mercado&Food
    • Foodservice
    • Indústria
    • Abastecimento
    • Artigos Mercado&Food
  • Opinião
    • Artigos
    • Colunistas
  • Especiais
    • Webcasts e Entrevistas
    • Web Stories
    • Revista M&C
    • Podcast M&C
    • Bora Varejar
    • Band News FM
  • Eventos
    • NRF Retail’s Big Show
    • NRA Show
    • Latam Retail Show

Vá para versão mobile
A Mercado e Consumo utiliza cookies para melhorar a experiência do usuário e apresentar conteúdo de seu interesse. Ao aceitá-los, o usuário concorda com tal uso.AceitarNãoPolítica de Privacidade.